Reamilton do Autismo destaca que 70% das mães atípicas são também mães solo

por Marcos Vieira publicado 12/05/2025 11h07, última modificação 12/05/2025 11h07
Reamilton do Autismo destaca que 70% das mães atípicas são também mães solo

Vereador Reamilton do Autismo, do Podemos (Foto: Allyne Laís)

O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) fez um discurso de elogio às mães atípicas, nesta segunda-feira (12.mai), na tribuna da Câmara Municipal. Segundo ele, a carga dessas mulheres é carregada sozinha em grande parte dos casos.

“Pesquisas mostram que 70% das mães atípicas são mães solo, pois os homens abandonam o lar diante de um filho autista ou com algum tipo de deficiência”, evidenciou.

Reamilton frisou que o abandono do companheiro representa perda total de renda no lar, já que a mulher perde a condição de trabalho, pois precisa cuidar do filho.

“E com isso essa mãe entra em um período de estafa, de estresse, comparado ao emocional de um soldado em guerra”, explicou o vereador.

Segundo Reamilton, essas mães atípicas passam, inclusive, a serem desconvidadas de eventos de família. Por isso, ele tem promovido encontros em datas comemorativas, para que essas mulheres possam se confraternizar e trocar experiências. É o caso do Natal Azul, para mães com seus filhos autistas.

“No Dia das Mães, essas mulheres não ouvem uma declaração de amor dos seus filhos, porque eles simplesmente não conseguem verbalizar isso. Essa é a realidade do dia a dia”, comentou Reamilton.

“Mas lembramos que elas são mulheres guerreiras, que arregaçam as mangas e fazem o papel como mãe e pai, trazendo assistência para o filho ou filha”, finalizou o vereador.