Reamilton do Autismo destaca aprovação de lei que garante distribuição gratuita do cordão de girassol

por Marcos Vieira publicado 05/11/2025 11h48, última modificação 05/11/2025 11h48
Reamilton do Autismo destaca aprovação de lei que garante distribuição gratuita do cordão de girassol

Vereador Reamilton do Autismo, do Podemos (Foto: Allyne Laís)

Em discurso na tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (5.nov), o vereador Reamilton do Autismo (Podemos) comemorou a aprovação, no Senado, de projeto de lei que determina a distribuição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos cordões de girassol, usados para identificar deficiência ocultas.

“Essa oferta gratuita do acessório beneficia aqueles com Transtorno do Espectro Autista, Déficit de Atenção e Hiperatividade, esclerose múltipla, doenças autoimunes, além da deficiência auditiva ou visual”, afirmou Reamilton.

Vereador disse que o projeto segue agora para sanção do presidente Lula (PT). Reamilton lembrou que é autor da lei municipal nº 4.203, de 2022, que institui o uso do cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência oculta em Anápolis.

“O colar ou cordão tem importância porque quem tem alguns diagnósticos vnão identificam sempre. Então, você tendo o cordão, a pessoa vai saber e entender aquele comportamento. Isso evita discordância e traz dignidade porque busca tratamento igualitário”, comentou Reamilton.