Reamilton do Autismo defende laudo com validade indeterminada para autistas e pede por conscientização
O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) defendeu, ao usar a tribuna da Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira (8.set) para defender o PLO 186/2025, de sua autoria, que dispõe sobre a validade indeterminada do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências de caráter permanente.
Ele relatou, como exemplo, um caso a que teve acesso, de uma senhora que foi convidada a comparecer ao INSS, mas teve sua perícia reagendada e não teria sido informada da data, sendo surpreendida depois disso com o corte do benefício.
“O caminho é que possamos aprovar esse projeto e possamos ter atenção a essas famílias, que vivem dificuldades. O benefício é o que dá um descanso financeiro”, afirmou. Ele também chamou atenção das famílias de pessoas autistas e com deficiência, para que registrem informações sobre perícias, para que seja possível, eventualmente, provocar uma ação jurídica.
O parlamentar também usou o discurso para pedir consciência, ao relatar já ter sofrido piadas por utilizar uma gravata com um quebra-cabeças colorido. “É um símbolo da grande complexidade que existe no autismo que é um símbolo mundial. As pessoas precisam conhecer e o preconceito nasce por falta de conhecimento”.