Reamilton do Autismo comunica ida ao Congresso Nacional para defesa das Apaes

por Marcos Vieira publicado 12/08/2025 11h44, última modificação 12/08/2025 11h44
Reamilton do Autismo comunica ida ao Congresso Nacional para defesa das Apaes

Vereador Reamilton do Autismo, do Podemos (Foto: Allyne Laís)

Em discurso na tribuna, na sessão ordinária dessa terça-feira (12.ago), o vereador Reamilton do Autismo (Podemos) informou que estará em Brasília, no Congresso Nacional, para pedir aos parlamentares que atuem contra Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), de número 796, que pode implicar no fim de repasses de recursos públicos para Apaes.

“Quero chamar a atenção dos congressistas para que possamos impedir essas questões, pois do contrário vamos perder um grande aparelho, que é do terceiro setor, que são as Apaes”, afirmou Reamilton. Ele disse que teme que essas instituições sejam fechadas a partir dessa manutenção dessa Adin.

Reamilton também falou de supressão de artigo em lei que trata de recursos federais para criação de centros de referência, como clínicas escolas para o autista do nosso país. “Ou seja, querem eximir do poder público federal a obrigação de destinar recursos para esse tipo de instituição”.

“Nosso presidente da República, no entendimento dele, não contempla a comunidade autista no Brasil. Então canalizou para o terceiro setor, e hoje temos as Apaes, que vivem essa grande complexidade da Adin”, completou o vereador.