Reamilton do Autismo comemora retirada do Decreto que prejudicaria instituições de ensino especializadas no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Reamilton do Autismo comemora retirada do Decreto que prejudicaria instituições de ensino especializadas no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) comemorou a retirada de pauta do Decreto nº 12.686/2025, na Câmara Federal, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva, com o objetivo de garantir o direito à educação em sistema inclusivo para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista (TEA) ou com altas habilidades/superdotação.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, sensível às ponderações dos representantes de escolas especializadas para que não sejam prejudicadas, resolveu retirar de pauta o projeto para que seja alterado. O ministro Camilo Santana fez um compromisso de republicar o Decreto nos próximos dias, contemplando as mudanças solicitadas pelas entidades representativas das escolas especializadas.
Reamilton do Autismo comentou que, se fosse aprovado com a redação atual, o Decreto do MEC poderia prejudicar instituições como a Associaçao Pestalozzi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. As alterações comprometidas pelo ministro, entende o vereador, devem contemplar o desejo da comunidade autista.
Ainda em sua fala no pequeno expediente, Reamilton do Autismo convidou a todos a participar do espetáculo denominado ‘Pinóquio’, na data de hoje, às 18 horas, no Teatro São Francisco. A apresentação será feita por alunos, pacientes e colaboradores da Apae. E anunciou para o dia 7 de dezembro o Jogo das Estrelas, às 10 horas, no Ginásio Internacional ‘Newton de Faria’, com presença de astros do futebol. O evento é beneficente e vai colaborar com associações que atuam na causa autista.
(Foto – Allyne Laís)