Reamilton do Autismo elogia Governo Lula pela edição da lei que regulamenta a política nacional de linguagem simples

por Orisvaldo Pires publicado 01/12/2025 12h30, última modificação 01/12/2025 19h29
Reamilton do Autismo elogia Governo Lula pela edição da lei que regulamenta a política nacional de linguagem simples

Reamilton do Autismo elogia Governo Lula pela edição da lei que regulamenta a política nacional de linguagem simples

Garantir o uso pela administração pública da linguagem simples em sua comunicação com o cidadão; possibilitar que os cidadãos consigam encontrar, entender e usar as informações publicadas pelos órgãos e entidades da administração pública; promover a transparência ativa e o acesso à informação pública de forma clara; facilitar a participação popular e o controle social da gestão pública; e facilitar a compreensão da comunicação pública pelas pessoas com deficiência.

Esses são alguns dos critérios contidos na Lei Federal n. 12.563, de 14 de novembro de 2025, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e já publicada no Diário Oficial da União. Na sessão ordinária desta segunda-feira (1º.dez), na tribuna, o vereador Reamilton do Autismo (Podemos) elogiou a atitude do Governo Lula, ao criar esta lei.

Segundo ele, seu comentário sobre a lei em nada tem a ver com a opção sexual das pessoas, “mas, sim, sobre a equidade e acessibilidade, num país com centenas de dialetos, em diversas regiões, de indígenas, quilombolas”. O vereador disse que, até então, o entendimento é que “teríamos dificuldades com nosso grupo da comunidade de Pessoas com Deficiências”.

Reamilton do Autismo também falou sobre o trabalho das mulheres que realizam oficinas de tricô nas dependências do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITEC). Segundo ele, com apoio da secretária Social e primeira-dama Carla Lima, essas mulheres vão produzir uma árvore de Natal de tricô, a primeira do Centro-Oeste. Disse que, em Anápolis, há um projeto com este perfil, coordenado por Maressa Marê, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por fim, agradeceu o trabalho de todas as crocheteiras de Anápolis.

(Foto – Allyne Laís)

registrado em: