Projetos de lei, homenagem e resgate histórico movimentaram o Março Mulher
Primeira sessão ordinária do mês de março contou com a mesa diretora completamente feminina.(Foto: Allyne Laís)
No mês de março, as ações em prol da valorização da mulher foram destacadas e lembradas todos os dias, na Câmara Municipal de Anápolis. O legislativo, que é presidido pela primeira vez na história por uma mulher, Andreia Rezende (Avante), dedicou o mês todo a uma série de iniciativas voltadas à celebração, incluindo debates e a produção legislativa focada em questões relevantes para a população feminina.
Ao todo são cinco matérias, propostas pela presidente Andreia Rezende (Avante) e também pela vereadora Cleide Hilário (Republicanos), que preside a Procuradoria da Mulher, Infância Juventude e Pessoa com Deficiência, estão em tramitação na Casa, nas comissões permanentes, e em breve chegam ao plenário para votação dos vereadores.
São eles: o Selo Empresa Amiga da Mulher Vítima de Violência Doméstica, assinado pela presidente e pela vereadora Cleide. As propostas Nenhuma Mulher sem Casa; Oficinas Culinárias para Mulheres Idosas; e Prioridade de vagas para famílias atípicas; apresentadas também por Cleide Hilário e, por fim, o Programa Acolher é Respeitar, proposto por Andreia Rezende.
Além disso, a primeira sessão ordinária do mês de março contou com a mesa diretora completamente feminina.
Homenagens
Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Anápolis promoveu sessão solene para reconhecer o trabalho de mulheres que, em seus diversos campos de atuação pessoal e profissional, colaboram com o desenvolvimento do município. Na oportunidade foi entregue o Certificado Mulheres Notáveis, a 40 mulheres anapolinas, numa festa que contou com a lotação máxima das galerias do Plenário Teotônio Vilela.
A Câmara também participou da 1ª edição do ‘Mulheres que Encantam’. O evento, promovido pela Prefeitura, sob a coordenação da primeira-dama, Carla Lima Corrêa, foi voltado às servidoras do município, no contexto das comemorações do Mês da Mulher.
Serviços
A Prefeitura e a Câmara Municipal também realizaram, no domingo último (30.mar), a 1ª edição do evento Anápolis Mais Mulher, no Setor Industrial Munir Calixto, com a oferta de diversos serviços à população local, marcando o encerramento de um mês de ações voltadas à população feminina.
Durante toda a manhã, as mulheres contaram com cortes de cabelo e limpeza de pele, massoterapia, aferição de pressão arterial, educação do autoexame, vacinação, avaliação nutricional, aula de fitdance, feirinha, brinquedos e atividades para crianças, além de serviços do Cras, CCI, Creas, Centro Pop e da Proteção Básica. Foi possível também marcar consultas oftalmológicas.
Resgate histórico
Por fim, o mês de março também contou com o resgate de ações e leis aprovadas ao longo da história e que atendem diretamente as mulheres, a partir da criação de políticas públicas de proteção em diferentes setores, como saúde, educação e assistência social.
Também como parte de valorização histórica, foi inaugurado o retrato da ex-vereadora Trícia Barreto na galeria de ex-parlamentares da Casa. A solenidade foi um tributo não apenas ao legado da homenageada, mas também à luta das mulheres por representação e igualdade no espaço político.
