Projeto prevê táxi na cobertura de linha de ônibus, sem prejudicar serviços de aplicativos como Uber

por orisvaldo — publicado 08/06/2020 13h02, última modificação 08/06/2020 13h02
Projeto prevê táxi na cobertura de linha de ônibus, sem prejudicar serviços de aplicativos como Uber

Projeto prevê táxi na cobertura de linha de ônibus, sem prejudicar serviços de aplicativos como Uber

O vereador Jakson Charles (PSB) protocolou na Câmara Municipal de Anápolis, projeto de lei que dispõe sobre a instituição do táxi lotação, com objetivo que sejam atendidas as linhas fixas onde os ônibus coletivo não chegam devido a reduções de atendimento devido a pandemia da Covid-19.

O projeto prevê que a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), estabeleça preços acessíveis a serem cobrados pelos táxis na prestação de serviços em avenidas ou locais de grande fluxo, com deficiência de transporte público nas diversas regiões da cidade.

Jakson Charles justifica que a implantação do sistema de táxi-lotação busca ajudar os taxistas a aumentar suas viagens, concorre para a melhoria da mobilidade urbana e auxilia na redução do uso individual de automóveis com a consequente diminuição de congestionamentos.

A proposta de criação do táxi-lotação ao mesmo tempo que beneficia os taxistas, preserva outros importantes serviços prestados à população, como exemplo os aplicativos como Uber. Segundo o vereador, além desses fatores, o objetivo principal é melhorar o serviço prestado à população em geral.

Segundo o vereador, a tarifa no táxi-lotação será acessível e definida pelo Executivo Municipal, por meio da CMTT. Jakson Charles lembra que esse novo sistema de transporte já acontece em grandes capitais como Belo Horizonte, Manaus, São Paulo e Porto Alegre. Também foi aprovado em Goiânia.

Ainda segundo o projeto a CMTT terá a competência de planejar, regulamentar e fiscalizar o serviço, assim como conceder permissões. Além do valor da tarifa, o órgão vai definir a caracterização do veículo, a rota e os pontos de embarque e desembarque, sob critérios técnico-operacionais.

O projeto do vereador Jakson Charles deve ser lido em plenário na sessão ordinária do dia 15 de junho e, sem seguida, encaminhado para análise nas comissões permanentes. Após este processo, será encaminhada para votação. Como a situação exige agilidade na decisão de temas essenciais como este, a previsão é que ainda em junho a matéria seja colocada à apreciação dos vereadores em plenário. 

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: ,