Projeto do Pastor Elias institui no Município a Semana Municipal de Atenção ao Idoso

por fernanda — publicado 04/04/2018 10h55, última modificação 04/04/2018 11h02

O vereador Pastor Elias (PSDB), protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que institui no calendário oficial de eventos do Município a Semana Municipal de Atenção ao Idoso com a criação do Certificado Vereadora Vilma Correa.

A matéria tem sete artigos e determina que o evento seja realizado anualmente na semana do dia 1º de outubro, onde será realizada uma sessão solene para a entrega do Certificado Vilma Rodrigues Correa a personalidades civil, militar e pessoas jurídicas de direito público e privado que demonstrem trabalhos junto aos idosos da cidade.

Os homenageados deverão ser indicados pela Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e com o Conselho dos Idosos de Anápolis. O autor do projeto defendeu sua proposta na tribuna do plenário durante a sessão ordinária de quarta-feira (4.abr).

A matéria do Pastor determinou alguns objetivos da Semana Municipal do Idoso. Entre eles está a contribuição para fortalecer a imagem do idoso em nossa sociedade e assim conquistar o respeito das demais gerações., proporcionar canais de comunicação, convívio social., troca de experiências entre essas pessoas e as demais gerações, além de sensibilizar a sociedade para a longevidade da pessoa humana.

O 3º artigo do projeto diz que a Semana Municipal do Idoso será destinada a conscientização, prevenção e recuperação da saúde física e mental das pessoas com mais de 60 anos, observados os princípios e diretrizes da Política Municipal de Atenção ao Idoso.

Na justificativa da matéria o vereador lembrou que o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

Uma pesquisa do IBGE, divulgada em 2014 mostra que o Brasil possuía 26,3 milhões de idosos. O número representada 13% da população naquele ano. A expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, de acordo com a previsão do Instituto.

O projeto do vereador Pastor Elias deve ser lido em plenário nas sessões ordinárias da próxima semana.