Projeto de Jean Carlos que pede temporizadores em semáforos é aprovado em plenário

por Marcos Vieira publicado 14/09/2021 13h35, última modificação 14/09/2021 14h12
O vereador Jean Carlos (DEM) fez a defesa na tribuna, na sessão desta terça-feira (14.set), de projeto de lei da sua autoria que trata da instalação de temporizadores em semáforos com detector de avanço de sinal vermelho.
Projeto de Jean Carlos que pede temporizadores em semáforos é aprovado em plenário

Vereador Jean Carlos, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

O texto foi aprovado em plenário e depois de votação em segundo turno segue para sanção do chefe do Poder Executivo.

Jean iniciou seu discurso frisando que é favorável ao sistema eletrônico de fiscalização. “Em dois anos sem os equipamentos, observamos que em muitos locais era importante o retorno. A fiscalização é necessária, que tenhamos limites para que tenhamos ordem. E foi importante para o trânsito, que pelo número de veículos e crescimento da cidade, exige cuidados”.

O vereador ressaltou que os temporizadores já existem em várias cidades, em algumas em larga escala. “Facilita para o condutor, que tem o tempo exato para transpor o cruzamento. Proporciona mais segurança ao motorista”.

Jean Carlos ressaltou que existem três controles de fiscalização nos semáforos: velocidade, sinal vermelho e faixa de pedestre. “E na correria do dia a dia a velocidade é ultrapassada, param na faixa ou acabam sofrendo colisão traseira por freada brusca”, prosseguiu.

Nesse sentido, disse Jean, seu projeto “simplesmente fala que o Executivo poderá implementar, de acordo com cronograma e disponibilidade financeira, o equipamento que informa tempo para mudança de sinal, sobretudo naqueles que tenham detector de avanço de sinal vermelho”.

“A gente não determina ou obriga nada no projeto, mas que o município priorize esses equipamentos à medida que instala novos detectores de avanço de sinal. Esse é um clamor da população, que garante segurança e evolui usando a tecnologia disponível”, concluiu Jean Carlos.