Profissionais que atuaram contra a Covid-19 são homenageados na Câmara
Reconhecer o trabalho das pessoas que atuaram na linha de frente durante a pandemia da Covid-19. Esse foi o objetivo de uma homenagem realizada na Câmara Municipal de Anápolis nesta segunda-feira (17.mar). A ação foi proposta pelo vereador Policial Federal Suender (PL), e contou com a presença do vice-prefeito, Walter Vosgrau.
Ao todo, foram 87 homenageados. A ação foi possível devido à aprovação da Lei 4.314/2023, também de autoria do parlamentar, que cria o Dia Municipal em Homenagem e Gratidão aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra a Covid-19, que será celebrado todos os anos, em 15 de março.
“Foram realmente soldados na época da pandemia, que arriscaram as suas vidas para fazer ali o tratamento, receber as pessoas, dias difíceis que essas pessoas enfrentaram, mas estavam ali batalhando, combatendo essa doença que na época foi a doença que deixou muita tristeza no mundo todo”, comentou o vereador, que também foi acometido pela doença, à época, e chegou a passar cerca de dois meses hospitalizado. Ao discursar, o parlamentar se emocionou em vários momentos, ao relembrar sua trajetória de recuperação.
O médico Hans Stauber Kronit, que tratou do vereador Suender e foi um dos homenageados, definiu como foi o período de enfrentamento à doença. “Quando alguém me pergunta assim a definição do que a gente viveu foi isso, foi uma guerra, uma guerra. Com o inimigo invisível e que a gente não tinha conhecimento. Então, realmente assim, pra gente é uma honra você poder ter participado disso e ver pessoas que sobreviveram”.
Para o vice-prefeito Walter Vosgrau (MDB), que também é médico, a homenagem é um reconhecimento merecido. “Nós perdemos amigos para essa doença, não só na população geral, mas perdemos amigos médicos, enfermeiros, técnicos, laboratoristas que mexiam em análises clínicas, porque a gente não mediu esforços de combater a doença”.
Já o infectologista Marcelo Daher, que estava entre os homenageados, a data é importante também para “lembrar o momento difícil que a gente passou, que o mundo inteiro passou”. Da mesma forma, o presidente do Sindicato dos Médicos de Anápolis, Marcio Henrique da Cunha Paiva, destacou que, além de “homenagear as pessoas”, é preciso refletir”.