Professores são homenageados com a Comenda Nadyr de Souza Andrade

por Marcos Vieira publicado 25/11/2021 10h20, última modificação 29/11/2021 09h53
Professores são homenageados com a Comenda Nadyr de Souza Andrade

(Foto: Ismael Vieira)

Com o objetivo de ressaltar a importância do professor e valorizar os profissionais que atuam no setor educacional em Anápolis, a Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite de quarta-feira (24.nov), uma sessão solene para entrega da Comenda Nadyr de Souza Andrade.

O evento foi realizado no Teatro São Francisco e conduzido pelo presidente Leandro Ribeiro (PP). Em discurso, ele relembrou os momentos turbulentos passados por todos devido à pandemia da Covid-19 e frisou a retomada aos poucos das atividades. 

“A pandemia nos deixou em isolamento social, preocupados com o futuro, mas agora, devagar, as coisas vão voltando ao normal, ainda dentro dos protocolos sanitários. Somos sobreviventes e daqui para frente temos que nos acostumar com o novo normal. Tenho certeza que cada um de nós perdeu alguém para a Covid-19, mas graças a Deus estamos aqui, superando e trabalhando”, disse Leandro.

Estiveram presentes os membros da Mesa Diretora, Andreia Rezende (SD), Cleide Hilário (Republicanos) e João da Luz (DEM), além de Cabo Fred Caixeta (Avante), Dra. Trícia Barreto (MDB), Edimilson Mercado Serve Bem (PV), Frederico Godoy (SD), Hélio Araújo (PL), Jakson Charles (PSB), Jean Carlos (DEM), João Feitosa (PP), Lisieux José Borges (PT), Luzimar Silva (PMN), Reamilton Espíndola (Republicanos), Seliane da SOS (MDB) e Wederson Lopes (PSC). 

Chamado para discursar em nome dos demais vereadores, Professor Marcos Carvalho (PT) lembrou que é na escola que se constrói o conhecimento e os professores tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, na produção do conhecimento, no avanço das pesquisas e da ciência.

“O desafio aqui é homenagear aqueles que constroem o conhecimento”, disse Marcos. O vereador lembrou que a educação tem se transformado e que o professor tem papel fundamental nesses novos tempos. 

A secretária municipal de Educação, Eerizania Freitas, uma das homenageadas da noite e representante do prefeito Roberto Naves (PP) na sessão solene, se mostrou emocionada e destacou o protagonismo dos professores dentro da rede de Anápolis. 

Eerizania falou do retorno das aulas presenciais na cidade, em 9 de agosto, e o quanto os professores se mostraram felizes e dispostos em voltar à sala de aula pós-pandemia, um desafio para todos os docentes em todo o mundo. 

A secretária disse que a valorização dos professores é uma prioridade da atual gestão. Eerizania reiterou o diálogo com o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) e frisou o orgulho de estar á frente “da melhor rede municipal de Goiás”. 

Comenda

A Câmara Municipal de Anápolis criou a Comenda Professora Nadyr de Souza Andrade em 2013 – na época uma iniciativa da então vereadora Professora Geli Sanches, que esteve na sessão solene e fez parte da mesa de autoridades. Em discurso, Geli contou o quão marcante é a docência na sua vida, o que fez abandonar a advocacia para se dedicar integralmente ao “chão da escola”. “Fui forjada na escola, onde trabalhei por 34 anos”, completou.

Natural da cidade de Curvelo (MG), a professora Nadyr nasceu em 1915 e posteriormente veio para Anápolis. Em 1956 iniciou sua trajetória como servidora estadual e municipal na cidade. Foi uma das criadoras da Fundação Educacional, órgão que deu origem à Secretaria Municipal de Educação.

 Apesar de lecionar desde a juventude, Nadyr de Souza Andrade se graduou em pedagogia aos 61 anos pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão. Em 14 de junho de 2012, aos 96 anos, faleceu deixando seu legado na área educacional para o município.

 Os homenageados

Adonai Tadeu Rodrigues. Graduado em História e bacharel em Direito. Foi professor de história em diversas escolas da cidade. Além de professor, ocupou a função de diretor escolar no colégio Delta, e atualmente, no Colégio Copenexus.

Aécio Valério Barreto de Oliveira. Formado em Química Licenciatura e Química Industrial. Atualmente ministra aula no Senai de Anápolis no curso técnico em química, qualificação profissional e ensino médio integrado com o Sesi (Jundiaí).

Ana Paula Batista Coelho. Formada em pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar. Funcionária pública há 17 anos na área da educação. Atualmente é gestora da Escola Municipal Dr. Anapolino Silvério de Faria. 

 Andreia Aparecida da Costa. Formada em pedagogia, pós-graduada em administração educacional e psicopedagogia. Funcionária pública desde 2002. Atualmente trabalha no Colégio Municipal Dona Alexandrina. 

 Áquila Raimundo Pinheiro Lima. Graduado em Direito, especialista em Direito Constitucional Aplicado, especialista em Direito Tributário. Atualmente é professor na Escola Superior de Advocacia (Seccional Goiás) e na Unievangélica. 

Bruno Henrique Silva. Formado em Educação Física, pós-graduado em psicomotricidade. Coordenador e cofundador do Grupo de Voluntários Adição. Diretor do Sinpror (Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino de Anápolis). 

Claudete Lacerda Marques. Graduada em Pedagogia, e em Artes Plásticas, pós-graduada em psicopedagogia. Entre as unidades que já trabalhou, guarda com carinho a Santo Antônio e Manuel Gonçalves, mas a escola Belisária Correa é sua segunda casa, onde está há 12 anos como gestora e coordenadora.   

Cláudia Carvalho de Aguiar Cândido. Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicogênese da Língua Escrita. Iniciou na educação municipal em 1998, na Escola Municipal Antônio Constante, onde trabalha até hoje.

Eerizania Eneas de Freitas. Professora especialista em Planejamento Educacional, em Gestão Educacional e em Docência da Língua Portuguesa. Funcionária pública há 26 anos. Atualmente é secretária de Educação.

Fábio Emílio Barbosa D´Almeida. Docente em Matemática. Atualmente é professor do Centro de Ensino Dr. Genserico Gonzaga Jaime, onde utiliza diversas técnicas e estratégicas pedagógicas a fim de oferecer apoio personalizado aos alunos. 

Geralda Ambrósio Bandeira da Silva. Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Planejamento Educacional e graduada em Química. Foi professora nas escolas Cândido Ambrósio de Lima e Colégio Vereador Luiz de Almeida. 

Gustavo Jhefer de Almeida Maximiano. Graduado em Administração e Matemática Licenciatura, com pós-graduação. Atualmente é professor no Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime.

Ilma Moreira Caixeta. Formada em Pedagogia e pós-graduada também em Pedagogia, atuou como funcionária pública P-IV, por 34 anos, quando se formou em Direito.

Iraci Garcia de Araújo dos Santos. Graduada em História, em Pedagogia e Administração Escolar e Direito. Foi diretora dos colégios Zeca Batista e Lions Melchior. Dirigiu o Colégio Polivalente Gabriel Issa, o Colégio Estadual Dr. Genserico e o Colégio Estadual Ely Alves Ferreira.

Juliana Roriz Ferreira. Formada em Pedagogia, com pós-graduação. Em 2010 assumiu a assessoria de educação inclusiva no Centro Municipal de Apoio ao Deficiente (Cemad) e atualmente é gestora da Escola Municipal Comendador Miguel Pedreiro. 

Karine Araújo e Silva. Formada em Geografia, cursou mestrado em Geografia e especializou-se em Gestão escolar. Professora efetiva, atualmente é diretora da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira. 

Lucélia Ribeiro de Castro Assunção. Iniciou a carreira como Auxiliar da Educação Infantil no Colégio Cândido Ambrósio, em 1998. Formada em Pedagogia, foi professora regente no Instituto Nossa Senhora do Carmo. Atualmente é gestora do Cmei Cibele Teodoro Telles.

Lygia Portenha Borges Ferreira. Licenciatura em História, especialista em história social do Brasil Contemporâneo, grau mestre em História. Atua como professora da Rede Estadual de Educação e da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Magda Elaine de Oliveira. Graduada e pós-graduada em Pedagogia. Concursada, funcionária pública municipal há 33 anos, foi gestora de escola, coordenadora geral. É palestrante no âmbito da neuropsicopedagogia.

Maria Amélia Vieira Rosa. Graduada em Educação Física, pós-graduada em treinamento Desportivo, Planejamento Educacional e Gestão Escolar. Desde 1993 presta serviço como professora de educação física em várias escolas do município. 

Maria Luísa Gomes Adorno. Doutora pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás. Professa titular da UEG. 

Marília Neiva Lourenço. Formada em Pedagogia, com especialização em administração e supervisão de ensino, letramento e Educação Infantil, AEE e Inclusão. Atuou com alunos portadores de necessidades especiais. 

Roxana Saade Diaz Granados. Pedagoga, especialista em Educação Bilíngue e pós-graduada em Educação. Começou ministrando aulas de inglês e espanhol com 18 anos. Atualmente, a frente do CCAA Anápolis, Roxana é convidada para prestar consultoria em outras unidades da escola. Em 2019, inaugurou a Bright Bee. 

Tatiana Bastos da Silva. Licenciada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Biologia em duas universidades. Desde sua graduação se dedica ao magistério. Atualmente é professora de ciências nos colégios Dr. Cesar Toledo e Colégio Galileu.

Wellington de Melo Lima. Graduado em Administração de Empresas, professor de Direito Administrativo e Administração Pública, atuando na área educacional desde 2009. Gestor do Curso Meta desde 2014.

Clique aqui para ver as fotos da sessão solene.

registrado em: