Professora Geli Sanches destaca importância do Dia Nacional da Consciência Negra

por marcos — publicado 20/11/2019 17h55, última modificação 20/11/2019 17h55
Professora Geli Sanches destaca importância do Dia Nacional da Consciência Negra

Vereadora Professora Geli Sanches, do PT (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Professora Geli Sanches (PT) repercutiu na tribuna o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20.nov), “uma data fundamental, pois traz à memória uma cultura e conjunto de valores formadores do povo brasileiro”.

Geli lembrou que a data que instituiu o Dia da Consciência Negra é de 2011, e de lá para cá teve papel importante no combate ao racismo, ainda muito presente na sociedade. “Precisamos estar atentos a qualquer forma de descriminação”, completou.

A vereadora trouxe dados do IBGE de que 56% da população brasileira é negra ou parda, sendo que somente 4% ocupa espaços políticos de tomada de decisões. “Em alguns departamentos sequer temos negros. Já se formos nos presídios, o maior número de encarcerados são da raça negra”.

Professora Geli frisou que os dados mostram que é preciso que os governos se atentem para a importância de se promover ações que possam diminuir a desigualdade. Ela lembrou de políticas públicas estabelecidas nos governos Lula, com continuidade na gestão Dilma Rousseff, como a criação da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e o Estatuto da Igualdade Racial, além das cotas nas universidades.

“Em 2004 tínhamos 16,7% de pretos e pardos nas universidades. Em 2014 esse saldo chegou a 45,5%”, informou a vereadora. Dados recentes do IBGE mostram que pretos e pardos representam 50,3% dos matriculados em instituições públicas de ensino superior.

Professora Geli parabenizou o presidente Leandro Ribeiro (PTB) pela audiência pública realizada na segunda-feira (18.nov) para discutir o Dia Nacional da Consciência Negra. Ela citou figuras importantes do movimento em Anápolis, como o ativista Sebastião Gomes e a professora Simei Silva Pereira de Lacerda. Nacionalmente a vereadora destacou o trabalho da deputada federal Benedita da Silva.