Professora Geli celebra o Dia do Professor: “é uma profissão que transforma as pessoas”

por marcos — publicado 15/10/2018 11h55, última modificação 15/10/2018 11h55
 Professora Geli celebra o Dia do Professor: “é uma profissão que transforma as pessoas”

Professora Geli comenta papel do professor na sociedade atual (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Professora Geli (PT) falou sobre o Dia do Professor, em discurso na tribuna nesta segunda-feira (15.out), parabenizando “aqueles que tem nas mãos o início de todas as profissões”. “Das mãos do professor que sai o engenheiro, o médico e o arquiteto; que sai toda profissão e também a transformação de muitas pessoas”, completou.

Geli lembrou que sua primeira formação foi em Direito, que atuou por alguns anos como advogada, mas que ao começar a trabalhar em escola, se apaixonou pela docência, e acabou cursando também Pedagogia. Segundo ela, trata-se de uma profissão que dedica grande parte do tempo que seria de folga para planejar suas aulas, escolhendo cada uma das anotações que serão levadas aos alunos.

“É por isso que respeito o professor na escolha do seu material didático. Ele não leva qualquer material que venha prejudicar sua aula. Ele faz seu planejamento”, discursou. A vereadora disse que acredita e ama o professor corajoso, destemido, “que defende seu aluno em todas as circunstâncias possíveis”. Para Professora Geli, quando o docente entra na sala de aula, “é como se ele abraçasse cada aluno, que encontra apoio nele”.

A vereadora também disse que acredita no professor como transformador social. “Infelizmente a educação contemporânea não é fácil. Professores percorreram uma estrada árdua”, completou. Ela destacou ainda a importância de se investir no setor. “Aqui em Anápolis foi preciso fazer greve de fome para se chegar ao Plano de Cargos e Vencimentos, criado quando era nosso prefeito o hoje deputado estadual Antônio Gomide. Conseguimos uma valorização profissional”.

Geli também lembrou dos professores que independentemente das condições de trabalho, seguem firme ensinando, mesmo quando não se tem carteiras, nem material didático. “Em escolas onde diretores são obrigados a fazer rifas e campanhas para conseguir dinheiro que possa comprar material didático”, explicou.

“O professor defende o aluno, independente de classe social. Ele acredita na transformação do aluno. Ele transforma realidades, transforma o meio. Ele não se intimida. Parabenizo você que ainda acredita na educação. Escolhe ser professor e diz ter orgulho”, completou Professora Geli, que disse ainda ter orgulho de fazer parte da rede municipal de ensino.

Ela lembrou ainda que Jesus foi chamado de mestre, pois ensinou a todos, sem distinção de raça e cor, com objetivo de transformar as pessoas. “Parabenizo nossos guerreiros professores”, finalizou a vereadora.