Professor Marcos visita Secretaria Municipal de Educação, Eerizânia Freitas

por Assessoria — publicado 27/04/2021 19h55, última modificação 27/04/2021 20h45
O vereador Professor Marcos (PT) realizou mais uma visita nesta terça-feira (27.abr) à secretária municipal de Educação, Professora Eerizânia Freitas, tendo como pautas questões apontadas pelos professores da rede municipal, pais de alunos e sociedade em geral.
Professor Marcos visita Secretaria Municipal de Educação, Eerizânia Freitas

Professor Marcos visita Secretaria Municipal de Educação, Eerizânia Freitas

O vereador cobrou sobre o avanço das titularidades e progressões dos PIV – Professora Eerizânia afirmou que estão organizando os acessos mas que isso neste momento tem um impacto financeiro maior que da progressão horizontal, essas “mudanças de letras” – capacitação horizontal  dos professores, segundo a secretária  foram despachadas  em processos e já se encontram no setor de recursos humanos. Professor Marcos questionou sobre a organização da lista de professores e critérios para evitar injustiças e desarranjos, como já ocorreu no passado.

O parlamentar destacou a importância do reajuste na atual situação do país. A secretária destacou a legislação que impede aumentos neste momento.

Professor Marcos questionou ainda sobre a possibilidade de convocações imediatas do cadastro de reservas de pedagogas aprovadas no último concurso público – Professor Eerizânia apontou que o retorno de professores e a mudança de 30h pra 40h supriu as demandas deste momento e que não há uma previsão de convocação. Professor Marcos ressaltou que essa é uma cobrança permanente da sua parte, ressaltando inclusive que apresentou um projeto de lei que suspende o vencimento dos concursos públicos realizados no âmbito municipal para proteger os cadastros de reservas que anseiam por tomar posse.

Vacinação:

A secretária reafirmou o desejo do Poder Executivo de vacinar todos os profissionais da educação em maio, garantindo a segunda dose até julho. Esses profissionais somam em média 3500 pessoas, sendo mais de 2600 docentes.

A secretária falou também sobre a compra de equipamentos de proteção individual para que no momento adequado seja feito o retorno ao sistema hibrido, onde parte volta ao presencial e parte permanece no remoto. Professor Marcos ressaltou a importância da vacina e sua preocupação com o retorno. Inclusive sobre a falta de infraestrutura de algumas unidades escolares, comorbidades de saúde de servidores e alunos e acesso à internet. Dialogaram sobre a necessidade da rede municipal ter um sistema educacional virtual potente e adequado para os mais de 35 mil alunos.

Busca de emendas e estrutura física das escolas:

Analisando o mapa do município, o vereador apontou algumas demandas de unidades escolares, e debateu sobre a possibilidade de buscar emendas parlamentares para solucionar questões pontuais como a necessidade de reforma das escolas Lindolfo Pereira da Silva, Pedro Ludovico Teixeira, Realino José de Oliveira, bem como a construção de um CMEI no Parque dos Pirineus.

 

 

registrado em: ,