Professor Marcos ressalta importância do programa Farmácia Popular, que beneficia 80% dos lares brasileiros

por Marcos Vieira publicado 16/04/2024 12h47, última modificação 16/04/2024 12h47
Professor Marcos ressalta importância do programa Farmácia Popular, que beneficia 80% dos lares brasileiros

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (16.abr), o vereador Professor Marcos Carvalho (PT) rebateu críticas feitas à gestão do presidente Lula (PT) para o Farmácia Popular. “A política é a arte de contar histórias e narrativas”, iniciou Marcos, detalhando a origem do programa.

“Lula, do Partido dos Trabalhadores, criou o Farmácia Popular. E milhões de pessoas foram atendidas em duas décadas. Todas as pessoas que estão me ouvindo agora conhecem alguém que pega remédio no Farmácia Popular. Mas em 2019 o programa foi fechado. Fui vereador em 2021 e 2022 e nunca vi o senhor [vereador Leandro Ribeiro] se pronunciar sobre o fechamento do programa no governo de Jair Bolsonaro”, destacou Professor Marcos.

O vereador completou que em 2023, com o retorno de Lula à presidência, o Farmácia Popular foi recriado e a população que ouve a sessão sabe bem disso. “Só para esse ano o presidente destinou R$ 4,9 bilhões para o custeio de medicamentos. Realmente, esse mês houve um pequeno corte. Isso significa 20%, mas 80%, que é a medicação gratuita, importante, foi mantida pelo presidente. Eu não vi isso no seu discurso, vereador. Friso aqui que tem medicação que é entregue em casa”, explicou.

Além disso, Marcos comunicou que em 2023, com a volta do presidente Lula ao governo, outras doenças passaram a ser cobertas pelo Farmácia Popular, como glaucoma e Parkinson.

“O programa alcança mais de 80% dos lares brasileiros. Em duas décadas foram pessoas atendidas com o custeio que faz uma diferença fundante para salvar a vida das pessoas. Por isso que trago essas informações”, concluiu o vereador.

registrado em: ,