Professor Marcos repercute Enem, com redação sobre “perspectivas acerca do envelhecimento da sociedade brasileira”

por Marcos Vieira publicado 10/11/2025 11h35, última modificação 10/11/2025 11h35
Professor Marcos repercute Enem, com redação sobre “perspectivas acerca do envelhecimento da sociedade brasileira”

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Allyne Laís)

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (10.nov), o vereador Professor Marcos (PT) repercutiu o primeiro dia de aplicação de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que mobilizou 3,5 milhões de inscritos no domingo (9.nov), em 1.805 municípios. Segundo ele, o percentual daqueles que foram fazer prova ante os inscritos foi de 73%, uma evasão pequena para um nível de prova como o Enem.

“O número de inscritos desse ano cresceu 11% em relação a 2024 e 38% em relação a 2022, ou seja, vemos uma ampliação do Enem, fruto de um trabalho do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente Lula”, ressaltou Professor Marcos.

O vereador destacou que o MEC utilizou detectores de metal em todas as salas onde foram aplicadas as provas, não só na entrada e saída do prédio, como acontecia antes. Marcos comentou ainda sobre o tema da redação do exame: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. “É algo que temos discutido nessa Casa, construindo leis para garantir mais direitos e cidadania a essa parcela da população”, disse.

Professor Marcos afirmou ainda que o Enem voltou a ser utilizado para conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. Nesse ano, 98 mil pessoas solicitaram essa possibilidade. “Na próxima semana teremos a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Natemática. Lembro ainda que o Enem é porta de entrada para o Prouni, gera nota para Sisu e serve de vestibular para diversas instituições públicas e privadas”, finalizou.

registrado em: ,