Professor Marcos propõe Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar

por Marcos Vieira publicado 21/02/2022 11h16, última modificação 21/02/2022 11h16
O vereador Professor Marcos Carvalho (PT) fez a apresentação na tribuna, na sessão desta segunda-feira (21.fev), de projeto de lei de sua autoria, que começa a tramitar na Câmara, que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar.
Professor Marcos propõe Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Ismael Vieira)

“No país, são 244 mil crianças entre seis e 14 anos que estão fora da escola. Esses dados aumentaram 171% de 2019 até o fim de 2021 e são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio”, alertou o vereador.

Marcos citou as causas para esses números: o empobrecimento gerado a partir da pandemia, empurrando as crianças para o trabalho, em uma tentativa de contribuir com o orçamento doméstico.

Outra causa da evasão, prosseguiu o vereador, foi a falta de acesso de muitas crianças às aulas online, pela falta de um celular ou internet de boa qualidade em casa.

“Acompanhamos famílias com até cinco filhos com um único celular, sem banda larga, sem qualquer tecnologia, mesmo sabendo que era a única forma de acesso à educação. E isso prejudicou grande parte dessas 244 mil crianças. Foram quase 50 semanas ou sem aula ou em condições precárias de acesso a elas”, ressaltou Professor Marcos.

O vereador propõe, com seu projeto, que o poder público repense ações para retornar as crianças às salas de aula. “Nosso mandato, preocupado com essa questão, cria uma política de acompanhamento que envolva diferentes setores, como educação, desenvolvimentos social, saúde, emprego e renda”, discursou.

Segundo Professor Marcos, no Brasil 45% dos jovens perderam parte da renda, ou os pais e responsáveis perderam o emprego. “E toda vez que cai o orçamento familiar, o jovem ingressa no mundo do trabalho e deixa o ambiente escolar, só retornando muito tempo”, explicou.

“Só teremos uma sociedade justa se avançarmos na educação de jovens e adolescentes. Nossa preocupação é pensar a cidade para a próxima década, e só podemos avançar com a educação, construindo uma sociedade melhor”, concluiu o vereador.

registrado em: ,