Professor Marcos participa de lançamento em Anápolis de livro em quadrinhos sobre vida de Maria da Penha

por Assessoria do Gabinete — publicado 17/03/2023 11h52, última modificação 17/03/2023 11h52
Nesta sexta-feira (17.mar), o vereador Professor Marcos Carvalho (PT) participou do lançamento em Anápolis do livro em quadrinhos “Maria da Penha nas escolas”. A ação aconteceu na Escola Municipal Pedro Ludovico, na Jaiara, e contou com a participação da autora do livro Manoela Barbosa e da fisioterapeuta e ativista pelos direitos das mulheres, Cristina Lopes.

A atividade foi articulada pelo vereador e contou com momento de palestra e discussão sobre a lei Maria da Penha com os estudantes. A obra de Manoela Barbosa com ilustrações de Lara Damiane teve lançamento nacional em 2022 e agora chega à Anápolis.

“Escolhemos para começar essa circulação na cidade com a presença da autora e da parceira Cristina Lopes, a Escola Pedro Ludovico Teixeira. Com mais de 600 alunos, a unidade atende as famílias da Jaiara. Sou da região e sempre tive uma boa relação com o corpo docente que faz um excelente trabalho de atenção às pautas sociais. Ações como essa na cidade fazem parte da construção de uma Anápolis mais fraterna e consciente dos direitos das mulheres e de todas as pessoas”, explicou o vereador.

A diretora da unidade, professora Karine Araujo e Silva agradeceu a escola e falou sobre a importância de ações como essa durante todo o ano. “Ficamos muito felizes de termos nossa escola escolhida para o lançamento. Temos consciência de que a escola precisa assumir a responsabilidade da transformação social do mundo e da formação das meninas e meninos”.

Manoela Barbosa, a produtora cultural, pesquisadora e idealizadora do projeto agradeceu a recepção e reforçou a importância da utilização do livro em quadrinhos nas atividades educacionais. “Estamos muito felizes de chegarmos a Anápolis, que é uma cidade estratégica no combate a violência contra a mulher. Desejamos que ele seja usado à exaustão pelos professores, crianças e pais que tiverem acesso a ele. Sabemos que a violência nasce em todos os espaços e para combatê-la precisamos estar alerta e conscientizar todos os integrantes das famílias.

As convidadas
Para a ação também recebemos Dra Cristina Lopes Afonso, fisioterapeuta, educadora física que por mais de 20 anos foi chefe do Serviço de Saúde Referência em Queimadura em Goiás. Ajudou a fundar o Núcleo de Proteção aos Queimados, a Liga Acadêmica de Queimaduras em Goiânia, a Sociedade Brasileira de Queimaduras, a Federação Latino-Americana de Queimaduras e o curso de Fisioterapia da Eseffego, onde deu aulas por 15 anos. Foi vereadora por dois mandatos em Goiânia e hoje é Secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. A história de Cristina está intimamente ligada aos direitos das mulheres e ao combate contra todas as formas de opressão e violência. Em 1986, aos 20 anos, Cristina Lopes teve 85% do corpo queimado por seu, então, ex-namorado em uma tentativa de homicídio. Seu caso marcou a história do país como o primeiro caso de tentativa de feminicídio com vítima viva, a ter o agressor julgado e condenado de forma exemplar.

Manoela Barbosa é Doutoranda em Ciências Ambientais (UFG), discente em Pedagogia (UEG), Mestra em Ambiente e Sociedade (UEG), Tecnóloga em Hotelaria (IFG) e Licenciada em História (UEG). Pesquisadora na temática de mulheres que vivem nas áreas rurais do Cerrado goiano, professora universitária, gestora de projetos nas áreas de educação, cultura e meio ambiente, é também idealizadora e coordenadora geral da Skambau Produções, que desde 2013 busca tecer encontros entre pessoas e projetos em comunidades goianas e do centro oeste brasileiro. Manoela é autora do livro em quadrinhos “Maria da Penha nas Escolas”.

A obra e a distribuição em Anápolis

O livro em quadrinhos conta a história de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a Mulher e da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. A história é adaptada pedagogicamente para crianças de 07 a 12 anos de idade e é fruto de projeto aprovado e premiado pela autora Manoela Marilda Batista Barbosa e pela ilustradora Lara Damiane, no Fundo de Arte e Cultura do Governo do Estado de Goiás - FAC 06/2017.

A obra tem sido distribuída de forma gratuita para os alunos da instituição e, ainda, em versão braille para crianças com deficiência visual. Essa é a primeira obra do país com a temática direcionada ao trabalho com crianças dentro das escolas e com adaptação para libras. O projeto atende a uma necessidade atestada e reverenciada pela Lei 14.164/21, que criou a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada em março em todas as escolas públicas e privadas de educação básica. O material também possui um Manual do Professor, com orientações e sugestões de atividades a serem realizadas a partir da leitura do livro em quadrinhos. Em Anápolis, o vereador Professor Marcos realizará a circulação em mais instituições públicas de ensino.

Gabinete Vereador Professor Marcos Carvalho

Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

registrado em: ,