Professor Marcos participa de audiência pública do Ministério Público do Trabalho que assinou termo de compromisso para qualificações de mulheres negras e em situação de vulnerabilidade

por Assessoria do Gabinete — publicado 03/05/2023 15h56, última modificação 03/05/2023 15h56
Nesta quarta-feira (03.mai), o vereador Professor Marcos Carvalho participou da audiência pública realizada pelo Ministério Público do Trabalho que firmou termo de compromisso com 25 alunas agraciadas com um curso gratuito de técnico de Segurança do Trabalho pelo Senai.

A ação é parte do projeto de empregabilidade "Mais Um Sem Dor", possível graças aos esforços do procurador do Trabalho Tiago Ranieri, que tem construído projetos de enfrentamento ao trabalho escravo com ações afirmativas e de fortalecimento de vínculos. 

O “Mais Um Sem Dor” é uma iniciativa que desde 2018 vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros).

O projeto nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. Desde o seu início até hoje, cerca de 1000 pessoas já foram qualificadas pela iniciativa. É custeado por destinações feitas pelos dois órgãos, as quais têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitam a legislação trabalhista.

O grupo acolhido hoje é composto por 25 mulheres que serão orientadas e acompanhadas ao longo de dois anos no curso de técnico de Segurança do Trabalho. “Queremos ao fim do projeto encaminhar estas profissionais para os melhores postos de trabalho da cidade. Essa é uma ação que potencializa toda uma comunidade”, explicou o procurador. 

O vereador professor Marcos Carvalho aproveitou a oportunidade para se colocar a disposição do MPT para ações conjuntas que oportunizem o atendimento de mais grupos em situação de vulnerabilidade. “A ação é nobre e precisamos pensar em formas de fortalecê-la. Seja no contato com grupos menos abastados ou mesmo na articulação de convênios que deixem as ações ainda mais assertivas”. 

Participaram da audiência representando o Conselho Municipal de Igualdade Racial Silvia Regina, Lyon Silva, além de Alex Costa, representante da Comissão de Diversidade Sexual de Gênero da OAB-GO e a Diretora do SENAI Roberto Mange Misclay Marjorie Correira da Silva.

Gabinete Vereador Professor Marcos

Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo

registrado em: ,