Professor Marcos aponta demandas da educação e pede valorização de profissionais

por fernanda — publicado 01/02/2021 12h35, última modificação 01/02/2021 17h01

Em discurso na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (1º.fev), o vereador Professor Marcos (PT) falou sobre a importância da valorização da educação para a construção de uma sociedade humana e menos violenta.

O parlamentar enumerou os desafios do poder público para ofertar educação de qualidade, desde a iniciação escolar até a conclusão do ensino superior.
Nesse sentido, ele ressaltou a importância da valorização dos professores e de todos os profissionais que atuam na área - agentes administrativos, cuidadores, intérpretes, professores de apoio.

"Escola se constrói com respeito aos professores, com valorização de todos os trabalhadores que fazem parte do contexto, com cumprimento do piso, da data-base, com pagamentos feitos em prazos estipulados por lei", declarou.

O vereador mencionou que atualmente 450 pedagogos aprovados em concurso - hoje em cadastro reserva - esperam para entrar em sala de aula nas unidades escolares de Anápolis.

O vereador falou sobre a necessidade de aumentar a oferta das escolas que funcionem em tempo integral, sobre a disposição de vagas nos Centros Municipais de Educação para atender todas as crianças de até cinco anos em ambientes seguros para seu desenvolvimento.

Em relação ao ensino médio, Professor Marcos destacou a urgência na construção de novas unidades para atender a demanda de vagas para os estudantes. O parlamentar citou exemplos de regiões populosas da cidade, onde os alunos caminham longas distâncias para ter acesso à sala de aula.

"No Filostro Machado são mais de 15 bairros adjacentes e apenas uma escola. A situação se repete no Copacabana, no Recanto do Sol, no Industrial, na Grande Jaiara. Já encaminhei documento tratando sobre o assunto ao coordenador regional de Educação, professor Luciano. Quero levar o tema ao conhecimento da secretaria estadual Fátima Gavioli", garantiu.

O professor citou a questão da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Marcos defende a autonomia financeira, a garantia do repasse estadual de 2% para a instituição e investimentos em pesquisa, ensino e extensão. "A UEG proporciona desenvolvimento para Goiás e para Anápolis. É tarefa do Legislativo promover a sua defesa", acrescentou.

Ainda em seu pronunciamento o parlamentar pediu celeridade na tramitação do projeto de lei que trata da questão salarial dos servidores efetivos da Casa. "O projeto está em tramitação na Câmara. Esses servidores nos ajudam a exercer o nosso mandato. Contem comigo na defesa de seus interesses. A equiparação salarial de efetivos e comissionados é um direito e merece nosso respaldo", finalizou.

registrado em: