Professor Marcos destaca auxílio do governo federal para pacientes que fazem radioterapia
Em discurso na tribuna, na sessão ordinária dessa segunda-feira (3.nov), o vereador Professor Marcos (PT) destacou a criação, pelo governo federal, de auxílio para pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia fora de seus municípios de moradia.
“Trago mais uma conquista da gestão do presidente Lula e quem quiser ter uma ideia da importância desse auxílio basta visitar o Hospital do Câncer ou a Santa Casa, que recebe pacientes do Pará, Maranhão e de diferentes municípios de Goiás”, ressaltou Marcos.
O vereador informou que dados do Ministério da Saúde mostram que quase 40% dos pacientes do SUS buscam atendimento fora da sua região para fazer radioterapia e precisam se deslocar, em média, 145 quilômetros. A radioterapia é indicada em 60% dos casos de câncer.
“Hoje temos idosos vindo em uma van da prefeitura de origem, sem acompanhante, chegando para um tratamento tão doloroso. Alguns só se alimentam quando ganham refeições fornecidas por grupos religiosos”, ressaltou Professor Marcos.
Segundo o vereador, o auxílio é pequeno, mas representa ganho importante para os pacientes – são R$ 300 para transporte e alimentação. “É um investimento que soma R$ 907 milhões dentro do programa de especialistas”, disse Marcos.
“Esse auxilio mostra sensibilidade e compromisso, mas mostra também que estamos conseguindo caminhar no sentido de um país soberano, que constrói políticas públicas para aqueles que mais precisam da nossa sociedade”, finalizou.