Professor Marcos defende valorização de servidores da educação para conter tragédias

por Marcos Vieira publicado 21/02/2024 10h35, última modificação 21/02/2024 10h34
Professor Marcos defende valorização de servidores da educação para conter tragédias

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Professor Marcos (PT) ressaltou na tribuna, na sessão desta quarta-feira (21.fev), a importância de questões levantadas pelo seu mandato, de valorização de todos os servidores que atuam na rede pública de educação.

“Disseram que era uma fala pequena”, comentou o vereador, se referindo à repercussão que sua defesa gerou na situação, na sessão de terça-feira (20.fev). Marcos completou que entre seus pedidos de valorização estão os vigias, um profissional importante no contexto das escolas.


“Para entender que a fala não é pequena, tivemos esse episódio triste na porta de um colégio [Leiny Lopes, no Calixtópolis]. Se não investir em educação, não fortalecer vigias, não tiver psicólogos e assistentes sociais, para mediar conflitos e atender adolescentes com problemas, os casos aumentarão”, discursou o vereador.

Uma briga na porta do colégio, no início da tarde de terça-feira (20.fev), acabou no homicídio de Nicollas Lima Serafim, de 14 anos. Ele foi morto por um jovem de 20 anos, que foi na porta da unidade de ensino com a mãe e o irmão mais novo, munidos de faca e martelo, para confrontar rivais depois de desentendimento em um jogo online.

Professor Marcos citou o antropólogo Darcy Ribeiro, que falou que se o país não investisse em escolas, teria que construir mais presídios. “E [o presídio] foi o ponto final desse episódio triste e lamentável. A sociedade toda perde. É preciso criar programas de esporte e cultura e colocar no contraturno das aulas. Se não fizer isso, vamos continuar perdendo vidas”, frisou.

“Não é causa menor quando se fala do servidor administrativo das escolas com salário defasado, quando se fala de auxiliares que cumprem papel importante na educação. Pode ser pequeno para quem recebe bom salário. Isso não é causa pequena, é a vida das pessoas”, finalizou o vereador.

registrado em: ,