Professor Marcos defende projeto que cria o Programa SOS Idosos Desaparecidos e apoio a instituições que atuam na área

por Orisvaldo Pires publicado 09/02/2023 13h25, última modificação 09/02/2023 13h24
O vereador Professor Marcos (PT) solicitou aos demais vereadores apoio a um projeto de sua iniciativa, que será protocolado nos próximos dias, que institui o Programa SOS Idosos Desaparecidos. O intuito, segundo ele, é criar campanhas de prevenção ao desaparecimento de idosos, bem como orientação e prevenção a golpes ou situações que coloquem em risco a integridade física e moral do idoso.
Professor Marcos defende projeto que cria o Programa SOS Idosos Desaparecidos e apoio a instituições que atuam na área

Professor Marcos defende projeto que cria o Programa SOS Idosos Desaparecidos e apoio a instituições que atuam na área

Na tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9.fev), Professor Marcos apresentou dados que projetam para 2030 mais de 75 mil idosos em Anápolis. Segundo ele, a expectativa de vida tem aumentado, em função de fatores como o avanço da medicina, os cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas. “Vimos que, após a pandemia, muitos idosos passaram a precisar de cuidados, por exemplo, por questões cardiorrespiratórias”, lembrou.

A cultura atual, explicou Professor Marcos, apresenta um quadro em que as famílias tem menos filhos e poucos netos, “e isso cria uma legião de idosos que não tem família, parentes, nem cuidadores”. Assim o vereador chama atenção para a importância das casas de acolhida, a atenção ao poder público e da sociedade civil. E destacou a relevância dos agentes de saúde que, no dia-a-dia, acompanham os idosos, marcam consultas, fazem atendimentos e, em casos específicos, entregam medicações.

Neste contexto Professor Marcos defende, no projeto proposto, a realização de campanhas de prevenção ao desaparecimento dos idosos, de conscientização sobre cuidado com a pessoa idosa, visando orientar como proceder após a constatação de desaparecimento. E, ainda, fomentar a criação de um sistema unificado de comunicação entre os órgãos e entidades públicas municipais. Professor Marcos defendeu o fomento às instituições religiosas, culturais, entre outras, que atuam nessas áreas, para estabelecer um diálogo permanente sobre as condições de cada uma delas, “e promover a cidadania e direitos fundamentais”.

(Foto: Ismael Vieira/Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: ,