Professor Marcos defende melhora salarial aos cuidadores, reforma em escola municipal e informa sobre mudança no cartão do SUS
Professor Marcos defende melhora salarial aos cuidadores, reforma em escola municipal e informa sobre mudança no cartão do SUS
Na sessão ordinária desta quarta-feira (17.set), na tribuna, o vereador Professor Marcos (PT) informou que apresenta requerimento e encaminha ofício ao Executivo, com solicitação para a execução de reforma e ampliação da Escola Municipal Manoel Gonçalves, no Jardim das Américas III Etapa.
Segundo ele, a escola é considerada como polo na região e divide atendimento com o Colégio Estadual Plínio Jaime, no bairro Recanto do Sol. Na região, disse, não são ofertados o 8º e o 9º anos, nem mesmo o Infantil IV e V.
O vereador informou ainda que enviou requerimento à presidência da Câmara, com cópia para o Executivo e da Secretaria Estadual de Educação, sugerindo aumento de remuneração a cuidadores. Disse que o salário é de R$ 1,9 mil atualmente. E pede reajuste para R$ 2,5 mil.
Essa providência visa adequar a política pública federal vigente. O salário atual, comentou, não atende aos profissionais, que trabalham 40 horas, em dois turnos na rede municipal.
Por fim, Professor Marcos propagou a decisão do Ministério da Saúde que estabeleceu o número do CPF como identificação padrão do Cartão do SUS. O número antigo deixa de valer. As pessoas, mesmo assim, podem continuar utilizando o cartão normalmente, mas têm um ano para fazer a adequação.
A unificação do CPF como número do Cartão do SUS, afirmou Professor Marcos, deve evitar fraudes, duplicidade e traz mais transparência. Revelou que o Cartão do SUS é o primeiro controla para fatores como doação de órgãos, vacina e farmácia popular. Informou que a nova realidade afeta pelo menos 111 milhões de brasileiros
(Foto – Allyne Laís)