Professor Marcos Carvalho repercute 1º dia do Enem e ressalta luta contra evasão escolar

por Marcos Vieira publicado 06/11/2023 12h44, última modificação 06/11/2023 12h44
Professor Marcos Carvalho repercute 1º dia do Enem e ressalta luta contra evasão escolar

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Professor Marcos (PT) repercutiu na tribuna, na sessão desta segunda-feira (6.nov), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve 3,9 milhões inscritos nesse ano no país.

“O Enem que surgiu em 1998, através do ministro Paulo Renato, do PSDB, e que em 2003, no governo Lula, passou a ser nota de entrada do Prouni, passou ser régua para o Fies e ser nota para o Sisu, de acesso ao ensino superior. Diversas universidades públicas e privadas passaram a usar o Enem como prova para ingresso na instituição”, disse Marcos.

Ao falar sobre o Fies, que é o Financiamento Estudantil do governo federal, Professor Marcos disse que o presidente Lula anunciou o perdão de 100% das multas e juros para quem está com o pagamento atrasado, o que deve beneficiar 1,2 milhão de pessoas em todo o país.

“Mas o desafio não é só esse. O desafio é fazer com que nossos jovens entrem no ensino superior, que seja uma porta atrativa de realização pessoal, profissional e financeira”, afirmou o vereador.

Marcos também falou do desafio do ensino médio, que segundo ele, 20% dos jovens não concluem essa fase do ensino. “Metade da população com 25 anos ou mais não tem ensino médio”, ressaltou.

O vereador disse que é preciso romper essa evasão, atrair o jovem para a escola. Em Anápolis, as possibilidades de ingresso no ensino superior estão sendo expandidas, com crescimento do campus do IFG e criação de um campus da UFG na cidade. “Que esses jovens trabalhem gerando emprego e renda, avancem na construção do conhecimento para que tenhamos uma sociedade mais justa, solidária e humana”.

registrado em: ,