Professor Marcos Carvalho pede atendimento de demandas a profissionais da educação e repercute consulta pública para diretores
O pedido para o atendimento de demandas voltadas aos profissionais da educação foi o principal assunto tratado pelo vereador Professor Marcos Carvalho (PT), ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta quarta-feira (3.dez). Ele questionou um informativo que determina o retorno de diretores e coordenadores às escolas já no dia 5 de janeiro, após as festividades de fim de ano, e informou ter solicitado que esse retorno seja no dia 12.
“Os servidores da educação estão desgastados, os índices de depressão, adoecimento mental é altíssimo no Brasil inteiro. Uma semana a mais não vai prejudicar o processo de ensino, mas contribui e muito com a saúde mental dos profissionais”, defendeu.
O professor também questionou uma portaria publicada que, segundo ele, interrompe o direito ao pagamento retroativo de titularidade aos professores. “Quero manifestar meu posicionamento em defesa dos professores e dizendo que farei agendas nesse sentido com o Poder Executivo, dialogando para que o pagamento seja feito com o retroativo”, disse. “Aceitamos negociar, parcelar, abrir um calendário, uma mesa de negociação, mas os direitos não podem ser retirados”, completou.
Por fim, o parlamentar ressaltou ter visitado as unidades escolares nesta terça-feira (2.dez) para acompanhar de perto a consulta pública para a escolha dos novos gestores escolares. “Visitei 25 escolas cumprimentando comissões eleitorais, falando com os candidatos, com os servidores e reforçando a nossa luta pelo piso pra todos os profissionais da educação”, informou.