Professor Marcos Carvalho destaca criação do Fórum Popular em Defesa da Educação

por Marcos Vieira publicado 05/09/2023 12h17, última modificação 05/09/2023 12h17
Professor Marcos Carvalho destaca criação do Fórum Popular em Defesa da Educação

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Professor Marcos Carvalho (PT) informou na tribuna, na sessão desta terça-feira (5.set), que foi criado em Anápolis o Fórum Popular em Defesa da Educação, uma iniciativa não institucional e que, portanto, não se submete ao poder público, com a participação de diferentes atores do setor, com o objetivo de realizar um diagnóstico da qualidade da educação na cidade e a relação com os trabalhadores, sejam da rede pública ou privada.

Marcos relacionou desafios na rede estadual, como a determinação de cumprimento de 40 horas relógio para pedagogos, que afetam professores que tem dupla jornada ou outro vínculo empregatício. Também o fato da substituição do professor de apoio para o profissional de apoio escolar. O vereador falou ainda de pelo menos dois colégios com salas de aula feitas de placa e o fato de o Colégio Vinicius de Morais, no Filostro Machado, não ter um prédio mesmo com duas décadas de existência.

“Além disso, temos a situação de um aluno que mora no Dom Felipe ter de estudar no Colégio Gomes de Souza Ramos, na Vila Jaiara. Ou seja, atravessam mais de cinco bairros para chegar ao seu local de estudo”, ressaltou.

Professor Marcos também falou do vínculo precário dos cuidadores com a administração municipal e a necessidade de se melhorar o transporte escolar, revisando os veículos para que episódios que podem resultar em tragédias não se repitam.

O vereador falou ainda que o fórum irá tratar da necessidade de autonomia e investimento financeiro para a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Segundo ele, a instituição de ensino superior deixou de receber um percentual da arrecadação estadual para ser incluída no orçamento geral da educação, disputando verba com outras áreas do ensino.

“Faltam vagas para que professores se tornem de dedicação exclusiva e toda essa precarização fragiliza o ensino. Defendemos autonomia pedagógica e financeira para a UEG. Como dizia Darcy Ribeiro, devemos entregar a universidade para que professores e alunos façam a sua gestão”, afirmou Professor Marcos.
“Ou seja, o fórum tem como objetivo avançar nas políticas públicas, garantindo uma educação pública, gratuita e de qualidade, com inclusão. Deixo aqui o convite aberto a todos que queiram participar dessa grande tarefa”, finalizou.

registrado em: ,