Professor Marcos apresenta projeto que reconhece novembro como Mês da Consciência Negra

por Marcos Vieira publicado 11/11/2025 11h57, última modificação 11/11/2025 11h57
Professor Marcos apresenta projeto que reconhece novembro como Mês da Consciência Negra

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Allyne Laís)

Em discurso na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (11.nov), o vereador Professor Marcos (PT) informou que apresentou projeto de lei que reconhece o mês da Consciência Negra a ser comemorado em novembro de cada ano. Ele pediu apoio dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e dos outros colegiados para que a matéria seja aprovada ainda dentro das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Marcos também é autor de projeto que cria a Corrida Zumbi dos Palmares e a Feira Cultural Afro-Brasileira na programação oficial do Dia Municipal da Consciência Negra. O vereador apresentou números que justificam as políticas de reparação implantadas atualmente na sociedade: “em quatro séculos foram 4 milhões de escravizados; em 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, eram 800 mil libertos sem saúde, em sua totalidade analfabetos, adoecidos e idosos, sem garantia legal do Estado”.  

Professor Marcos frisou a importância das cotas como objeto de reparação. “Fazemos essa defesa nessa Casa”, resumiu o vereador, convidando a população para sessão solene nesta quinta-feira (13.nov), quando 50 personalidades serão homenageadas no âmbito do Dia da Consciência Negra. “São pessoas que se destacam em suas profissões e também no combate ao preconceito”, finalizou.

registrado em: ,