Professor Marcos apresenta projeto que cria política municipal de preservação às nascentes e mananciais de água

por Marcos Vieira publicado 26/09/2022 10h34, última modificação 26/09/2022 10h34
O vereador Professor Marcos Carvalho (PT) discursou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (26), para falar de projeto de lei de sua autoria que propõe a criação de política municipal de preservação às nascentes e mananciais de água em Anápolis. O texto foi lido em plenário e segue para análise das comissões antes de retornar ao plenário, para votação.
Professor Marcos apresenta projeto que cria política municipal de preservação às nascentes e mananciais de água

Vereador Professor Marcos Carvalho, do PT (Foto: Ismael Vieira)

A propositura diz que poderão ser contemplados os proprietários que desenvolverem, em suas propriedades, projetos de recuperação e proteção de nascentes, córregos, sangas, rios, olhos d’água e banhados.

Professor Marcos lembrou na tribuna que a criação dessa política municipal entra no âmbito da discussão da importância da sustentabilidade, que deve ser uma pauta local, regional, nacional e global. O vereador citou a Eco 92 e o Protocolo de Quioto como duas iniciativas importantes, que regem o debate na área.

“É preciso se pensar em preservar nascentes e mananciais. Esse debate é importantíssimo para que a gente consiga construir políticas públicas para essa preservação”, discursou. Marcos Carvalho ressaltou que a partir da lei é possível envolver educadores de universidades da cidade, que possuem mestrados na área ambiental.

“É cada vez mais importante que a gente pense na preservação, fazendo mapeamento, construindo políticas, para que a gente possa avançar na área”, afirmou o vereador, frisando que é preciso “pensar Anápolis para a próxima década”.

Ao ser aparteado pelo líder do prefeito, vereador Jakson Charles (PSB), que lembrou que existe uma lei na cidade com teor semelhante, o Pró-Água, Professor Marcos comentou que a tarefa da Câmara é construir políticas públicas, contribuindo para complementar as já existentes.

Em sua justificativa, o vereador diz que a proteção de mananciais é medida relevante para evitar problemas futuros de escassez de água doce, pois o aumento expressivo do crescimento demográfico de Anápolis, conjugado com alta produção agrícola, demandam cada vez mais da utilização desse bem. “Apesar da demanda por água aumentar, inversamente, os recursos hídricos diminuem, necessitam cada vez mais da preservação e conservação dos existentes”, escreve Professor Marcos.

registrado em: ,