Professor Marcos anuncia que Governo Federal supre distribuição de insulina às pessoas com diabetes em Anápolis e no Brasil
Professor Marcos anuncia que Governo Federal supre distribuição de insulina às pessoas com diabetes em Anápolis e no Brasil
Na sessão ordinária desta terça-feira (19.ago), na tribuna, o vereador Professor Marcos (PT), 2º secretário da Mesa Diretora, informou que, por meio de uma parceria entre o Governo Federal, a Fiocruz (por meio do Bio-Manguinhos, a empresa Biomm e a farmacêutica chinesa Gan&Lee, é promovida a produção nacional de insulina glargina de ação prolongada no Brasil.
Segundo ele, a falta desta insulina é um problema global. Essa parceria, conhecida como Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), visa reduzir a dependência externa do Brasil em relação à insulina e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Professor Marcos informou que a meta inicial é produzir 20 milhões de frascos de insulina glargina em 2025 para atender pacientes do SUS com diabetes tipo 1 e 2. A capacidade de produção pode chegar a 70 milhões de unidades por ano no futuro.
Em Anápolis, disse o vereador, existem entre 38 mil e 40 mil pessoas com diabetes, das quais duas mil dependem deste tipo específico de insulina. A parceria estabelecida pelo Governo Federal, afirma Professor Marcos, vai suprir a demanda.
O vereador também chama atenção para a garantia de transferência de tecnologia, para ofertar o medicamento ainda este ano. “A produção passa a ser 100% nacional, reduzindo a dependência externa e favorecendo mo SUS”, disse.
A transferência de tecnologia da Gan&Lee para a Fiocruz permitirá que a insulina glargina seja produzida 100% no Brasil, com a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) sendo realizada em uma nova fábrica da Fiocruz no Ceará.
A parceria garante o acesso a um medicamento essencial para milhões de brasileiros com diabetes, fortalecendo o SUS. Essa iniciativa representa um marco importante para o Brasil, que busca a autossuficiência na produção de medicamentos essenciais e garante mais saúde e qualidade de vida para a população.
(Foto – Allyne Laís)