Presidente Leandro critica prestação de serviços da Enel e relata prejuízos para população e empresários

por Fernanda Morais publicado 22/06/2022 11h55, última modificação 22/06/2022 11h54
Em discurso na tribuna do plenário na sessão ordinária desta quarta-feira (22.jun), o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Ribeiro (PP), ressaltou o potencial econômico e industrial de Anápolis, mas lamentou que o setor produtivo da cidade poderia alcançar patamares ainda maiores caso não houvesse tantos problemas com fornecimento de energia elétrica.
Presidente Leandro critica prestação de serviços da Enel e relata prejuízos para população e empresários

Foto: Ismael Vieira / Dircom e TV Câmara

"O problema não é só com o setor produtivo, mas todo povo de Anápolis e de Goiás tem prejuízos com a prestação do serviço por parte da Enel, desde quando ela assumiu a concessão para o fornecimento de energia elétrica no Estado".

O vereador contou que frequentemente é procurado por empresários do Daia preocupados com a interrupção da produção por conta das inúmeras quedas de energia.

"Esse final de semana o dono de uma indústria me revelou que ele, junto com pelo menos outros quatro empresários, estão realizando estudos de viabilidade para transferir suas indústrias para outras cidades. Sem energia o prejuízo é certo. Para chegar a esse ponto é porque estão no limite", disse.

Leandro relatou que em algumas empresas, a energia chega a cair pelo menos cinco vezes por dia. E nada é feito no sentido de cobrar a prestadora do serviço. "Cadê os deputados, os senadores, os representantes do Estado que dão voz ao povo sobre esses problemas.

Vereador não tem esse alcance, para isso temos outros representantes que estão vendo o problema, mas não conseguem a solução".

O presidente lembrou que depois de não cumprir o contrato assinado com o governo do Estado, a Enel está atrás da venda da concessão do fornecimento de energia elétrica. E para agravar a situação, o presidente trouxe a informação que a a Aneel autorizou o reajuste de até 64% no valor das bandeiras tarifárias para o ciclo 2022-2023.

"É um completo absurdo e nós estamos de olho", disse Leandro Ribeiro acrescentando que existem problemas em outros prestadores de serviço com contratos com Governo Federal, como o pedágio cobrado pela Triunfo Concebra em rodovias que passam por Anápolis.

"Outra concessionária que veio para o Estado, instalou a cobrança do pedágio e não cumpriu o contrato. Aqui na região da BR-060, trecho que passa por Anápolis mesmo, não recebeu obras que estavam previstas como a construção de uma passarela ligando o Santo Antônio e o Summerville ao Alvorada".

Ainda de acordo com o presidente, a tarifa do pedágio recentemente foi reajustada e a Triunfo Concebra está deixando a concessão.

"Mas antes a empresa faz o reajuste para não levar prejuízos durante o tempo que operou na região. Nada fizeram. O asfalto é péssimo, as estradas não tem manutenção necessária, a sinalização também é precária. Aqui eu pergunto: Onde estão nossos deputados que não conseguiram trazer respostas para a população?", concluiu.

registrado em: ,