Presidente da Câmara vai à ETA da Saneago em busca de solução para água suja nas torneiras

por Orisvaldo Pires publicado 22/01/2025 15h40, última modificação 22/01/2025 16h22
Presidente da Câmara vai à ETA da Saneago em busca de solução para água suja nas torneiras

Presidente da Câmara vai à ETA da Saneago em busca de solução para água suja nas torneiras

A presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante) esteve, no final da manhã desta quarta-feira (22.jan) na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Saneago, no Jardim das Américas I Etapa, em busca de informações sobre as providências tomadas para resolver o problema da água suja nas torneiras em Anápolis.

Na oportunidade, a presidente foi recepcionada pelo gerente regional da Saneago em Anápolis, Leonardo Mendes Ferreira; o superintendente de Obras/Expansão, Marco Antônio de Andrade; a diretora jurídica, Ariana Garcia; e gerente do Distrito da Saneago em Anápolis, Paula Costa Araújo.

Sobre a água suja, Andreia Rezende ouviu de Leonardo Mendes que a demanda está sob investigação dos técnicos da Saneago. Segundo ele, alguns fatores são considerados como causadores da elevada turbidez da água, entre eles o volume de obras em redes de distribuição em várias regiões da cidade, a grande quantidade de chuvas fortes.

Na semana em curso, informam os diretores, foi iniciar a manutenção para limpeza e desinfecção dos reservatórios semienterrados ETA-1 e ETA-2 em Anápolis. Um serviço considerado fundamental para garantir a qualidade da água tratada distribuída à população.

“Viemos aqui, in loco, na Estação de Tratamento de Água, para fiscalizar e acompanhar o que tem sido feito sobre essa demanda. E recebemos informações sobre as medidas adotadas. Está sendo feita uma grande obra, importante, que pode ter impacto na água turva, situação que é investigada”, disse Andreia Rezende durante a visita à ETA.

A presidente da Câmara disse ainda que a Saneago firmou compromisso de informar diariamente o que é feito. E, nos próximos dias, os técnicos da empresa estarão na sede do Legislativo para apresentar as medidas que foram adotadas para resolver a questão da água suja nas torneiras. E que vão apresentar “as ações concretas e o prazo para a solução”. 

INVESTIMENTOS
Nos últimos quatro anos, disse o gerente regional da Saneago em Anápolis, Leonardo Mendes Ferreira, a empresa investiu R$ 265 milhões nos sistemas de água e de esgoto no município. O superintendente de Obras/Expansão, Marco Antônio de Andrade revelou que, apenas na expansão do sistema de tratamento de água o investimento é de R$ 50 milhões. Assim que os módulos estiverem concluídos, a capacidade de tratamento de água será dobrado, de 800 litros por segundo para 1.600 litros por segundo. Segundo ele, a estimativa é de que as obras sejam concluídas em julho de 2025, para início de testes.

(Foto - Arthur Moura)

registrado em: