Presidente Andreia Rezende e deputado Amilton Filho participam de roda de conversa sobre educação política, cidadania e protagonismo no Colégio Estadual Carlos de Pina

por Orisvaldo Pires com Assessoria — publicado 14/11/2025 16h10, última modificação 14/11/2025 16h10
Presidente Andreia Rezende e deputado Amilton Filho participam de roda de conversa sobre educação política, cidadania e protagonismo no Colégio Estadual Carlos de Pina

Presidente Andreia Rezende e deputado Amilton Filho participam de roda de conversa sobre educação política, cidadania e protagonismo no Colégio Estadual Carlos de Pina

“Após essa conversa fiquei muito motivada a aprender mais sobre política. Confesso que nunca fui interessada neste tema. Mas, após a palestra, percebi a importância de aprender, pesquisar, e de escolher bons políticos para Anápolis, Goiás e para o Brasil”.

Essa é a reação da estudante Mariane, do Colégio Estadual Carlos de Pina, localizado no Bairro Boa Vista, ao participar da roda de conversa sobre educação política, cidadania e protagonismo, na manhã desta sexta-feira (14.nov), com as presenças da presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante) e do deputado estadual Amilton Filho (MDB).

Mariane entende também que as escolas devem se abrir mais para a abordagem de temas políticos. “Os estudantes, nos dias atuais, são desinteressados em política. Quando debatemos sobre o tema, como aconteceu hoje aqui, o interesse é despertado”, disse a estudante. Segundo ela os jovens, nas escolas, querem que sua voz seja ouvida.

A presidente Andreia Rezende, uma entusiasta das ações que levam o conhecimento político ao ambiente escolar, avalia que os estudantes buscam reivindicar direitos, entender como funciona a sociedade, o sistema representativo, o trabalho dos políticos e os meios para cobrar soluções para suas demandas. “Eles passam a compreender e a acompanhar o trabalho do vereador, do deputado, do prefeito. E descobrem formas eficazes de cobrar”, disse Andreia.

As iniciativas como a roda de conversa com os alunos do Colégio Carlos de Pina, lembrou a presidente, estimulam os estudantes a se interessar pela política e até mesmo a se inserir em grupos políticos, até mesmo a um partido que considere relevante. “Quem não gosta de educação política é um político ruim. O bom político quer que a sociedade cada vez mais entenda e participe da política. Pois, assim, vai saber cobrar mais ação efetiva dos políticos”, ressaltou Andreia Rezende.

O aluno Dominic, de 18 anos, da classe do 3º B, disse que conversar com Andreia Rezende e Amilton Filho despertou seu interesse em buscar mais informações sobre a política. “A gente fica distante do meio político. Mas, agora, me sinto mais aberto a ver e sentir sobre esse tema. Gostei porque se disponibilizaram a falar conosco e nos incentivar. Eles demonstraram facilidade em falar com os jovens e introduzir esse assunto de forma mais agradável”, disse o estudante.

O deputado Amilton Filho comentou que é necessário valorizar a visão, a energia e a indignação do jovem, especialmente no âmbito escolar. Segundo ele, é preciso se conectar, trabalhar junto, entender os anseios e aspirações, “compreender a revolta e indignação naturais da juventude”. O despertar do jovem, disse o deputado, é um chamado para que ele dê sua opinião e participe.

Os jovens devem perceber, segundo Amilton, “que suas reclamações têm reflexo na sociedade, assim devem ser críticos, participativos e opinar”. Sobre as políticas públicas que contemplem este público, o parlamentar anapolino aponta ações que melhorem a qualidade do ensino, com estrutura física adequada das escolas, valorização do profissional da educação e avançar no desafio de levar a tecnologia para o ambiente escolar.

O diretor do Colégio Estadual Carlos de Pina, professor Daniel dos Santos Barbosa, avaliou que os alunos se sentiram à vontade em participar da roda de conversa com a vereadora Andreia Rezende e o deputado estadual Amilton Filho. “Foi uma ruptura daquilo que eles tinham em mente sobre a política. Para alguns talvez tenha sido o primeiro contato que tiveram com uma vereadora e um deputado, para fazer perguntas”, disse o diretor.

A roda de conversa sobre educação política, cidadania e protagonismo, afirma Daniel, ajudou os alunos a entenderem a função do legislador. Destacou a fala de Amilton Filho sobre a importância do título de eleitor. “Percebemos, por exemplo, que vários dos alunos presentes têm idade para fazer o título, mas ainda não tinham feito”, comentou. Por fim, disse que a escola está em reforma e que, em 2026, vai passar por ampla revitalização. Segundo ele, serão construídos mais dois grandes blocos na escola.

(Foto – Jorge Luiz)

registrado em: