Presidente Andreia destaca criação de Memorial da Câmara: “será um espaço vivo para inspirar novas gerações”
Em discurso na tribuna, na sessão ordinária dessa quarta-feira (13.ago), a presidente Andreia Rezende (Avante) detalhou os passos que serão dados para a efetivação de um Memorial do Poder Legislativo anapolino, como espaço de visitação da população e preservação da história da cidade.
Andreia apresentou um projeto de lei com as diretrizes para a criação desse Memorial da Câmara de Anápolis. Ela exaltou ex-presidentes que colaboraram com o projeto: o primeiro deles o pai da presidente, ex-presidente Amilton Batista de Faria, que por decreto deu o pontapé para que a Câmara tivesse um Centro de Memória.
“O ex-presidente Lisieux José Borges fez a criação do centro de pesquisa e documentação. Leandro Ribeiro organizou a digitalização de todo nosso acervo, juntamente com o ex-presidente Domingos. Eu entendo que é necessário deixar legado por meio de uma legislação pertinente, por isso estamos propondo essa lei”, explicou.
Segundo a presidente, essa iniciativa representa muito mais que a criação de um roteiro físico. “É a consolidação de um programa permanente de valorização da memória desta Casa de Leis, um resgate e preservação da história do Legislativo e de reconhecimento de seu papel para a cidade de Anápolis, no processo democrático, em Goiás e no Brasil”, completou.
Andreia comentou que a Câmara tem um rico acervo composto por fotos, vídeos, documentos e registros que contam a trajetória do município e de seus representantes. O Memorial da Câmara irá enriquecer ainda mais os arquivos, com um trabalho sistemático de coleta, organização e modernização do acesso a esse material.
“Nosso objetivo é garantir que cada anapolino tenha a oportunidade de conhecer e se orgulhar do legado construído aqui, legislatura após legislatura”, frisou Andreia Rezende. Ela destacou que desde o início do atual mandato tem investido na organização desse acervo e na modernização de ferramentas para que ele seja acessível a todos.
“Paralelamente, desenvolvemos campanhas de comunicação voltadas a valorizar o papel histórico desta Casa de Leis e a aproximar a população do trabalho realizado pelos vereadores e servidores”, disse Andreia.
“Além de preservar a memória, o Memorial da Câmara Municipal de Anápolis será uma ferramenta de educação e conscientização cívica, possibilitando que estudantes, pesquisadores e visitantes tenham acesso a informações relevantes sobre o papel do Legislativo, suas conquistas e desafios ao longo do tempo”, afirmou a presidente.
Andreia frisou ainda que o Memorial será um espaço vivo, não apenas para guardar lembranças, mas para inspirar novas gerações a participarem da vida política e a cuidarem do patrimônio democrático. “Que este seja mais um passo na construção de uma Câmara Municipal cada vez mais próxima da população, consciente de sua história e comprometida com o futuro de Anápolis”, finalizou.