Presidência da Câmara sequencia trabalho da comissão que prepara exposição de fotos históricas no contexto do Memorial do Poder Legislativo
Presidência da Câmara sequencia trabalho da comissão que prepara exposição de fotos no contexto do Memorial do Poder Legislativo
A presidente do legislativo anapolino, vereadora Andreia Rezende (Avante), reuniu na tarde desta quarta-feira (22.out), na sala da presidência, alguns dos membros da comissão do Memorial da Câmara Municipal de Anápolis. Em pauta, a organização da primeira etapa do projeto, uma exposição fotográfica com registros históricos do Poder Legislativo, prevista para ocorrer em dezembro deste ano.
A comissão formada pela Câmara, nomeada por Andreia Rezende, além de profissionais do legislativo, conta com representantes de entidades parceiras, como o Instituto Histórico e Geográfico de Anápolis (IHGA), o Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinsk, União Literária Anapolina (ULA), Secretaria Municipal de Cultura, além de pesquisadores, professores e historiadores.
Na reunião foi deliberado sobre a realização, nos próximos dias, de uma busca ativa por fotos e documentos, com intuito de enriquecer o arquivo histórico da Câmara Municipal. O advogado Luiz Carlos Duarte Mendes, que representou o IHGA na reunião, colocou o instituto à disposição para colaborar na execução desse trabalho. Segundo ele, um projeto similar já está em andamento sob a liderança da professora Julia Bueno.
Assim que as fotos históricas forem recolhidas – o que deve ocorrer nos próximos dias – a comissão volta a se reunir, com todos os seus membros, para um processo de seleção das fotos que, em dezembro, serão expostas em espaços localizados no hall da sede da Câmara Municipal. Essa equipe vai atuar como curadora do material histórico.
Com a anuência dos demais integrantes da comissão, a presidente Andreia Rezende designou o jornalista Orisvaldo Pires para coordenar as ações da equipe, com objetivo de sistematizar os trabalhos. O IHGA, por meio de seu presidente Juscelino Polonial, também enviou sugestões sobre a coleta de fotos e documentos, além de livros históricos que podem servir como base de pesquisa.
A reunião contou também com as presenças da diretora da Escola do Legislativo, Elma Parreira Rodrigues da Silva; a superintendente da Presidência da Câmara, Mariângela Ferreira Buta Alvim; a diretora de Documentação da Câmara, Iraídes Ribeiro Barbosa; o chefe de Compras, Contratos e Licitação, Cassali Dutra Ferreira Júnior; e o jornalista Marcos Vieira, da Diretoria de Comunicação e TV Câmara.
Andreia Rezende tem reforçado a avaliação de que a iniciativa de criação do Memorial da Câmara Municipal representa mais que a criação de um roteiro físico. “É a consolidação de um programa permanente de valorização da memória desta Casa de Leis, um resgate e preservação da história do Legislativo e de reconhecimento de seu papel para a cidade de Anápolis, no processo democrático, em Goiás e no Brasil”, disse a presidente.
(Foto – Júlio Almeida)