Presidência da Câmara é comunicada pela Agehab sobre autorização do Estado para construção de 200 casas populares em Anápolis

por Orisvaldo Pires publicado 04/05/2023 08h10, última modificação 04/05/2023 08h13
Presidência da Câmara é comunicada pela Agehab sobre autorização do Estado para construção de 200 casas populares em Anápolis

Presidência da Câmara é comunicada pela Agehab sobre autorização do Estado para construção de 200 casas populares em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado (UB) autorizou a Agência Goiana de Habitação (Agehab) a construir as primeiras 200 moradias a custo zero em Anápolis, como parte do programa do Governo do Estado denominado ‘Pra ter onde morar’. A confirmação foi feita pelo vereador licenciado e vice-presidente da autarquia, Leandro Ribeiro (PP), em visita ao presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV), na manhã desta quarta-feira (3).

Leandro Ribeiro revelou que agora próximo passo será a definição das áreas onde as casas serão construídas. A Prefeitura de Anápolis, parceira do programa, participa do projeto com a cessão dos terrenos para a edificação das habitações. O prefeito Roberto Naves (PP) já havia adiantado que o município faria a destinação das áreas, por meio do programa ‘Meu Lote, Minha História’, que prevê a distribuição de 2,8 mil lotes a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O prefeito Roberto Naves deve indicar as áreas e a região onde deseja que as 200 habitações sejam construídas. Quem vai determinar a região e as áreas, se vão ser 200 casas em uma só região ou se vai fracionar a 30 ou 50 habitações por região, é o prefeito. Então ele vai fazer junto à Secretaria de Habitação e Planejamento a avaliação dessas áreas”, disse. Roberto Naves, há alguns dias, disse inclusive que a cidade quer pelo menos 500 casas.

O vice-presidente da Agehab disse que as moradias são para famílias em vulnerabilidade social cuja renda mensal seja de até um salário-mínimo. A expectativa é que essas casas possam ser construídas, ou iniciadas, ainda em 2023. “A partir do momento que a prefeitura liberar as áreas e a Agehab finalizar o processo de contratação, em 120 dias nós estaremos aqui junto com o presidente Alexandre Baldy, com o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado entregando essas casas às populações que mais precisam”, ressaltou Leandro Ribeiro.

Domingos Paula ressaltou que a vinda das casas populares do Governo do Estado faz parte de um trabalho de parceria do governador Ronaldo Caiado com o prefeito Roberto Naves, com a participação efetiva da Câmara Municipal de Anápolis. Segundo ele, assim como ocorreu com o programa ‘Meu Lote, Minha História’, o Poder Legislativo está pronto para votar e aprovar todos os projetos que careçam da aprovação dos vereadores. “Precisamos agilizar ao máximo possível esse processo, pois as pessoas que precisam da casa própria não podem esperar”, concluiu. 

POSSE
Atualmente Leandro Ribeiro é vereador licenciado. Assume a vice-presidência da Agehab a convite de Alexandre Baldy (PP). O anapolino explica que está trabalhando na Agehab desde o dia 11 de abril, apís a aprovação de sua licença no legislativo anapolino. Disse também que até o dia 10 de maio deve ser empossado oficialmente na Agehab.

registrado em: