Prefeito destaca parceria da Câmara nas ações que resultam no controle da pandemia

por Orisvaldo Pires publicado 23/09/2021 14h59, última modificação 23/09/2021 14h59
Prefeito destaca parceria da Câmara nas ações que resultam no controle da pandemia

Prefeito destaca parceria da Câmara nas ações que resultam no controle da pandemia

A participação efetiva da Câmara Municipal de Anápolis no planejamento, estratégia e combate à pandemia da Covid-19 no município foi evidenciada pelo prefeito Roberto Naves (PP) durante entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quinta-feira (23.set) no miniauditório do Centro Administrativo. O chefe do Executivo anunciou o controle dos casos da doença. Está zerada a ocupação de leitos de internação e de UTI específicos para casos de Covid-19.

O legislativo foi representado pelo presidente Leandro Ribeiro (PP), o vice-presidente Domingos Paula (PV) e o líder do prefeito, Jakson Charles (PSB). Também o vice-prefeito Márcio Cândido (DEM) e o secretário municipal da Saúde, Júlio César Espíndola.

Leandro Ribeiro falou do papel republicano dos poderes que, lembrou, são independentes, mas harmônicos entre si. Ressaltou o respeito com que o Legislativo é tratado pela administração Roberto Naves desde o inicio do primeiro mandato do prefeito. E que o governo municipal valoriza o papel do vereador como representante legítimo da população.

No caso específico do enfrentamento da pandemia, lembrou Leandro Ribeiro, a Câmara foi parceira de primeira hora da administração municipal e das equipes de saúde. O primeiro ato foi o apoio à decisão do prefeito em receber os brasileiros repatriados da China, em fevereiro de 2020, na Ala 2. Em seguida, por meio de ações de economia, a Câmara devolveu e autorizou a utilização de valores num montante superior a R$ 6 milhões (entre devoluções e emendas impositivas).

Todas as ações ligadas ao combate à pandemia foram debatidas e outras votadas e aprovadas em plenário pelos vereadores. Em outro momento a Câmara reforçou os procedimentos de conscientização e orientação da população sobre a importância de receber a vacina. Deu apoio aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Auxiliou o Executivo na busca de recursos para aplicação na saúde.

Durante a coletiva o prefeito Roberto Naves solicitou aos vereadores presentes que seja criada uma comenda específica e para ser entregue apenas neste ano, como agradecimento e homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente de combate à Covid-19. Os parlamentares se manifestaram favoráveis.

Jakson Charles falou sobre o momento importante de superação da pandemia, “para dar tranquilidade à população, para retomar a economia”. Segundo ele, a Prefeitura, a Câmara e outros parceiros fizeram tudo o que foi necessário para que se chegasse a este momento, “estamos vencendo e, se necessário for, a estrutura de atendimento pode voltar, e a Câmara estará junto para fazer o que for necessário para vencer definitivamente essa batalha”.

Domingos Paula lembrou que desde o primeiro momento a pandemia foi combatida de frente em Anápolis, “por meio da participação da Prefeitura, da Câmara e de toda a cidade, com apoio de profissionais qualificados e com toda a estrutura necessária para salvar vidas”. Esta estratégia, segundo ele, foi fundamental para que agora a sociedade retorne à rotina. “E mais, para que o prefeito aplique a nova estrutura da área da saúde, para atender os idosos e as mulheres”, concluiu. 

FLEXIBILIZAÇÃO
Anápolis foi a única cidade goiana, segundo Roberto Naves, a criar uma estrutura própria para enfrentar a pandemia. Disse ainda que, na eventualidade de nova onda da doença, a administração estará pronta “para fazer o melhor para a população”. O prefeito informou também que o novo decreto deve liberar alguns “eventos testes”, com protocolos rígidos, “vamos dar condições de trabalho para que as pessoas levem sustento para suas famílias”.

Roberto Naves reconheceu que a Covid-19 ainda não acabou, mas evidenciou a necessidade de, com a adoção de todos os cuidados, “tocar a vida”. Informou que o Centro de Internação Norma Pizzari agora retorna à gestão da Santa Casa de Misericórdia e que sua estrutura está aprovada pelo Ministério da Saúde como “hospital de longa permanência”. Por fim, explicou que os projetos arquitetônicos dos novos hospitais do Idoso e da Mulher estão em fase final de elaboração, e que o processo licitatório será feito rapidamente para que os novos hospitais sejam entregues o quanto antes.

registrado em: