Por iniciativa do Policial Federal Suender, Câmara realiza sessão solene em alusão ao Dia dos CACs
Em alusão ao Dia Municipal dos Colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), a Câmara Municipal de Anápolis realizou nesta última sexta-feira (31.out), uma sessão solene, idealizada pelo vereador Policial Federal Suender, que é o autor da Lei que instituiu a data no município. A sessão entregou certificado de honra ao mérito a pessoas que integram os grupos em Anápolis.
Na opinião do propositor, a sessão serve para “desmistificar” o olhar da sociedade em relação a esse segmento. “O caçador hoje tem uma suma importância até mesmo na zona rural, onde tem a eliminação de pragas como javalis que destroem as plantações”, exemplificou.
Ainda segundo ele, o atirador do esportivo mostra como funciona o esporte do tiro, que é olímpico, de “uma maneira prática”, enquanto o colecionador tem “no seu resguardo, nas suas mãos, relíquias que atravessam gerações. “O CAC tem isso, disciplina, e o estande de tiro disciplina a pessoa, mostra ética”, considerou o parlamentar.
Poliana Sidney, atiradora esportiva homenageada, compartilhou que sua introdução ao tiro foi "de forma bem tradicional mesmo, bem familiar." Ela explicou que o gosto pela prática vem desde a infância, pois seu avô e tios eram caçadores. "Sempre tive esse olho brilhava quando olhava para as armas," revelou.
Com a oportunidade, Poliana afirmou ter começado a praticar após cumprir todos os requisitos legais: "Tirei a minha posse, comprei minha arma e comecei a praticar em clube de tiro com tudo legalmente, né? De cumprir todos os requisitos legais para poder estar praticando esse esporte."
Já Júlio Cunha, presidente estadual do PL Defesa e também atirador esportivo, reforçou a que a data serve para que a sociedade conheça melhor como funcionam os CACs. Ele lembrou o histórico olímpico do tiro esportivo, destacando que "uma das primeiras medalhas olímpicas que veio para o país foi através do tiro esportivo." Cunha salientou que a modalidade é "bastante competitiva" e, como qualquer esporte, usa um equipamento específico. O presidente da PL Defesa argumentou ainda sobre a segurança do ambiente de prática, afirmando ser "muito importante a sociedade entender, conhecer, participar" e que, em estandes de tiro, "quase não se vê ou não se vê, na maioria das vezes, nenhum incidente."
Por fim, a Policial Federal Zilbernik Teodoro elogiou a iniciativa do Dia Municipal dos CACs, classificando-a como uma forma de homenagear as pessoas que "têm essa coragem de enfrentar e lutar por aquilo que ela quer, por aquilo que ela gosta, um esporte que ela gosta, mesmo com muitos da sociedade sendo contra."
Confira abaixo a lista de homenageados:
Afonso Junior Lopes de Pádua
Alberto Vieira Azevedo
Alessandro Gonçalves da Paixão
Anderson Malheiro de Lima
André Luiz Garcia Nogueira
André Luiz Santana soares
Antonio Freitas Mendes
Augustus César Louza Nascimento
Cláudio Siqueira
Edgar Veiga Moneró
Edson Tavares da Silva
Eduardo marciano da Silva
Ismael Aureliano Rosa Júnior
Júlio César Aun da Cunha
Kléber Lopes Siqueira
Larissa Angélica de Morais Achcar dos Santos
Leandro Vieira Pinto
Leonidas Martins Gonçalves
Lucas Schneider
Luis Eduardo Rodrigues Arcanjo de Melo
Luiz Antonio Oliveira Rosa
Luiz Mauro Gonçalves Potenciano
Marcelo oliveira nunes da silva
Marcio Luiz
Maria Helena Gimenez
Matheus Santos Silva
Moisés Henrique Ferreira
Nathalia de Almeida Seixeiro Silva
Nathan de Lima Aires
Neyber Cristiano Neiva Filho
Oscar Vicente de Mendonça Júnior
Patrícia Luiza de Souza
Paulo Sérgio Amaral Filho
Pedro Henrique Cotrim Cunha
Poliana Sidney de Ázara Pereira
Rafael Clementino baia
Rafael Conde Oliveira Silva
Reginaldo Pereira Maia
Renato farias ribeiro
Rodrigo Costa Barbosa
Sinomar Pereira Salgado Da Silva
Swayme (Suemi) Austhin de Almeida Carvalho
Thais Santos Silva
Tiago Neri De Souza
Valdivino Costa
Vanessa Alves dos Santos
Vinicius Almeida de Godoi
Wetison Leopoldo de Moraes Júnior