Por iniciativa de Reamilton Espíndola, Câmara concede moção de aplauso a Roberto Brenner

por Geovana de Bortole publicado 10/12/2021 18h55, última modificação 10/12/2021 19h12
Por iniciativa de Reamilton Espíndola, Câmara concede moção de aplauso a Roberto Brenner

Foto: Guto Neves

A Câmara realizou sessão solene, na tarde de sexta-feira (10.dez), para  conceder moção de aplauso a Roberto Brenner, músico, escritor, cantor, ator, teatrólogo e roteirista.

A homenagem foi proposta por Reamilton Espíndola (Republicanos), que comentou que foi motivado por toda a trajetória de Roberto Brenner. “Ele realiza um trabalho brilhante em Anápolis. Sempre fui a alguns eventos da nossa cidade, e ele estava regendo coral, ou cantando. Ele é um artista com grandes aptidões, com destaque na área cultural anapolina. Chamo a atenção para o legado que deixa como intérprete do Hino de Anápolis”, relatou o vereador.

Herchibaldo Ferreira, coordenador do fã clube de Roberto Brenner citou que ao falar sobre cultura anapolina, o nome de Roberto Brenner precisa ser lembrado. “Esta é uma homenagem muito justa, pois ele é um ícone da cultura anapolina, representando a música, literatura, artes, enfim, todos os talentos da nossa cultura. Agradecemos ao vereador Reamilton por essa homenagem”, disse.

Para Roberto Brenner, receber esta honraria é um reconhecimento por todo seu trabalho na cidade. “Estou com o coração gritante. Fico muito feliz por ter sido retribuído, e cada vez que recebo uma homenagem, sinto que tenho uma responsabilidade a mais de trabalhar pela cidade. Estou muito feliz. Desde criança trabalho com cultura e hoje agradeço pela homenagem”, afirmou.

A solenidade contou com a participação de Valéria Vale, presidente da Academia Anapolina de Letras, Maria de Lourdes Fonseca, diretora da Escola Senador José Lourenço Dias, familiares, amigos e membros do fã clube de Roberto Brenner.

A Banda Lira de Prata, sob regência de Maestro Wando ficou responsável pela execução do Hino Nacional. O Hino de Anápolis também foi executado pela Banda, com a interpretação de Roberto Brenner.

 Trajetória artística de Roberto Brenner

 Natural de Anápolis, onde reside. Músico, escritor, cantor, ator, teatrólogo e roteirista. Formado em Direito, Ciências Sociais, especializado em Psicopedagogia e trabalhou como professor em diversos colégios de Anápolis Sua trajetória na música começa bem cedo e aos 4 anos de idade já é muito requisitado para apresentações em igrejas e reuniões. Na juventude fortalece seu gosto pela artes com apresentações artísticas, musicais e de teatros.

Tem 13 CDs gravados, além de participações em trilhas sonoras de filmes como A entrevista e Amor e Ódio.

Fez parte da Companhia de Teatro de Anápolis. Foi diretor da Escola de Teatro de Anápolis.

Foi um dos escritores que deram origem à União Literária Anapolina e também participa Academia Anapolina de Letras

Trabalhou na Secretaria de Cultura de Anápolis, desenvolvendo trabalhos culturais como  o Quinta tem. Regeu e deu aulas de canto vocal no Centro de Convivência dos Idosos, para o Coral "Cantar é Viver" e o "Grupo Cênico CCI". Com este grupo de coral da terceira idade venceu um concurso na cidade de Pompeia, SP.

Em 2007 desenvolveu um dos meus projetos mais importantes com as escolas públicas: Shows didáticos com Roberto Brenner, o qual atingiu mais de 9000 alunos em diversas instituições de ensino. Em 2007 recebe a Comenda Dr. Henrique Santillo e em 2008 a Comenda Gomes de Souza Ramos.

Além do trabalho com a música e o teatro, trabalha como voluntário em arte-educação e  arte solidária, idealizando alguns projetos voltados para o público infantil como “Criança  que canta é criança feliz”, “Folclore”, e o “Projeto SOS Terra – arte em prol da ecologia” .Além desses, desenvolve o projeto “Anápolis contada e cantada”.

Na Fundação Frei João Batista Vogel,  participa do projeto Humanização com Arte, visitando hospitais levando um pouco de música e arte para os pacientes. É sempre convidado para eventos em escolas, interpretando o Hino de Anápolis e o Hino do Centenário, vencedor de um concurso em 2007 e cuja letra é da escritora Miryam Marques.

Dos livros escritos, dois são voltados para o público infantil: Nicolau, o galo cantor e No reino da poesia.

Na linha dos shows destaca-se: Cora, Café e Canção, no qual as músicas autorias homenageiam a Cora Coralina; Show Tributo a Tom Jobim; Show Brasileirinho, e as 3 edições do Versos e Canções, musicalizando poemas de escritores anapolinos.

Foi colunista cultural da Folha 670 e no O Bairrista.

Apresentou durante muitos anos o programa de Rádio “Movimento Cultural” na extinta rádio AM São Francisco,

Em 2018 foi presenteado com a fundação do fã-clube Roberto Brenner.  Com a pandemia, os shows e eventos foram cancelados, mas em 2020 participou do podcast “Diários da Quarentena”, da Rádio UEG e com textos no livro “Filhos da quarentena”, uma antologia literária de escritores anapolinos.

 

 

 

registrado em: ,