Policial Federal Suender pede mudanças no protocolo de diabetes no município

por Orisvaldo Pires publicado 19/06/2023 10h50, última modificação 19/06/2023 10h51
O vereador Policial Federal Suender (PRTB) defende que a Secretaria Municipal de Saúde altere os critérios do protocolo de atendimento e tratamento de pessoas que têm diabetes. Segundo ele, as normas atuais apresentam falhas que precisam ser corrigidas.
Policial Federal Suender pede mudanças no protocolo de diabetes no município

Policial Federal Suender pede mudanças no protocolo de diabetes no município

Suender citou o caso de uma jovem de 19 anos que morreu por complicações do diabetes. Segundo ele o protocolo sugere que um paciente que tem hemoglobina glicada em 400mg sai do programa de tratamento. “Se não conseguir renovar os exames, sai (do programa)”, disse.

Fora do programa, entende o vereador, o paciente muitas vezes tem dificuldade de se adequar à rígida alimentação. E fica sem acesso a insumos e medicamentos. “Deveria acontecer justamente o contrário, o paciente deve ser buscado, tem ampliado o tratamento, inclusive psicológico”, asseverou.

À secretaria de Saúde, disse o Policial Federal Suender, encaminhou solicitação para que avalie mudanças no protocolo, para que os pacientes não fiquem desassistidos. Disse ainda que o número de médicos endocrinologistas é reduzido ante à demanda. Segundo ele hoje são apenas três médicos para assistir 1,4 mil pacientes.

Suender disse ainda que a Associação de Diabéticos da cidade manifestou dificuldades com o protocolo de atendimento atual. “Temos condições de manter esses pacientes vivos, saudáveis. Mas, se forem retirados do protocolo, do tratamento, é uma sentença de morte”, concluiu.

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: