Suender lamenta retirada de gratificação de servidores, entre eles agentes de endemias

por Fernanda Morais publicado 06/02/2024 12h05, última modificação 06/02/2024 12h03
O vereador Policial Federal Suender (PRTB), usou a tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira (6.fev), para lamentar a retirada, via decreto, da gratificação 1443 de servidores públicos da Prefeitura.
Suender lamenta retirada de gratificação de servidores, entre eles agentes de endemias

Foto: Ismael Vieira

“Recebi uma avalanche de informações e cito aqui os agentes de endemias e saúde que me procuraram para reclamar e lamentar essa situação. Em plena realidade de avanço da dengue em Anápolis. O que justifica?”, questionou.

O vereador continuou dizendo considerar que a atividade é um “crime, entre aspas, que desmotiva os soldados. Não podemos assistir a decisão e achar que é normal. Os servidores que estão na linha de frente de combate o mosquito estão sendo desmotivados”, frisou.

Segundo o parlamentar, alguns servidores perderam até R$ 600 dos seus salários. “Isso faz parte do planejamento de combate as doenças causadas pelo mosquito? Motivar o servidor da área é fundamental. Pergunto também onde estão os recursos financeiros enviados pela União no final do ano passado. O montante deveria ser aplicado como incentivo financeiro aos servidores ou para ações de combate a dengue. Onde foi colocado?”, continuou.

O Policial Federal Suender informou ainda que encaminhou um ofício à secretaria municipal de Saúde buscando informações sobre esses recursos. “O servidor tem que ser motivado. Os agentes de endemias, por exemplo, acordam cedo, vão para as ruas faça sol ou chuva para trabalhar pela população. Os agentes de endemias são os verdadeiros combatentes da dengue e não merecem essa retirada de gratificação”, concluiu.