Policial Federal Suender é autor de projeto que determina vistoria preventiva em estruturas públicas
O vereador Policial Federal Suender (PL) explicou na tribuna, na sessão desta terça-feira (25.mar), projeto de lei de sua autoria, em pauta, que dispõe sobre a realização de vistorias e fiscalizações diagnósticas em pontes, viadutos, passarelas, prédios, edificações e demais bens de uso comum, de propriedade do Município de Anápolis, ou alugados por ele, para que eventuais problemas possam ser corrigidos.
A propositura também engloba estruturas particulares que atendam ao interesse público. Ela pede ainda que os relatórios possam ser divulgados, assim como os pareceres técnicos, para que as medidas sejam providenciadas. “Queremos antecipar qualquer problema estrutural, evitando assim tragédias ou gastos exagerados”, explicou Suender, lembrando que a proposta contou com o apoio do Instituto de Engenharia de Anápolis e o Crea.
O vereador citou caso na gestão passada, em que três pontes com problemas estruturais foram levadas por fortes chuvas, causando prejuízos para a mobilidade urbana de grandes regiões de Anápolis, além de obrigar gastos públicos altos para que novas estruturas fossem feitas. “O nosso projeto quer anteceder e evitar questões como essa”, disse Suender.
Segundo o vereador, a vistoria e fiscalização será realizada a cada dois anos pelo órgão municipal competente, ou por empresas terceirizadas, devidamente licitadas para tal e distintas daquelas construtoras responsáveis pela construção da respectiva estrutura ou imóvel.
“Tais vistorias devem ser realizadas por profissionais habilitados, capacitados e devidamente registrados nos conselhos de classe competentes, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)”, reforçou Policial Federal Suender.