Policial Federal Suender diz que está fazendo investigação para apurar falta de insulinas na rede pública
O vereador Policial Federal Suender (PL), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, comunicou na tribuna, na sessão dessa terça-feira (19.ago), que iniciou uma investigação para averiguar a falta de insulinas – principalmente a NPH – na rede municipal de Saúde.
Segundo Suender, em um primeiro contato com a Secretaria Municipal de Saúde, ele foi informado que o fornecimento é de competência do Ministério da Saúde. Em contato com a pasta federal, o vereador recebeu um ofício, informando que se trata de uma crise mundial, mas que o fornecimento estava regular e que compete à Secretaria de Estado da Saúde fazer a distribuição.
“Fui ao Estado para saber sobre essa situação, que reafirmou a dificuldade de aquisição de insulinas no cenário nacional e mesmo internacional – essa foi uma resposta de janeiro de 2025. Fui informado sobre a transição entre as canetas reutilizáveis para as descartáveis, mas o governo estadual comunicou que o quantitativo enviado ainda não é suficiente”, ressaltou.
Suender disse que a partir das respostas, está requerendo o quantitativo de pessoas que utilizam essas insulinas na cidade para fechar o diagnóstico, saber onde está o problema. “Isso porque as secretarias do Município e do Estado informam que estão prejudicadas porque é um problema do governo federal, ou seja, as insulinas não estão chegando às bases. Nosso objetivo é que não falte insulinas”, finalizou.