Policial Federal Suender critica falta de fiscalização de OSs que atuam na saúde municipal

por Marcos Vieira publicado 04/03/2024 11h56, última modificação 04/03/2024 11h56
Policial Federal Suender critica falta de fiscalização de OSs que atuam na saúde municipal

Vereador Policial Federal Suender, do PRTB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (4.mar), o vereador Policial Federal Suender (PRTB) fez críticas ao que ele classificou como omissão, por parte do Poder Executivo, na fiscalização de organizações sociais (OSs) na saúde municipal.

“Eu falei que se não fosse bem fiscalizada, uma OS poderia desencadear prisões”, afirmou o vereador, completando que “as OSs são clientes da Polícia Federal”.

Suender citou audiência ocorrida no dia 28, no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que tratou de uma “gestão temerária que não foi devidamente fiscalizada pela prefeitura”, no que diz respeito à OS do Hospital Alfredo Abrahão.

Segundo o vereador, essa falta de fiscalização inviabiliza procedimentos de saúde na cidade. “Por isso que, mais uma vez, a gente insiste em uma fiscalização profunda, pois durante dois anos isso não aconteceu, não houve prestação de contas”, ressaltou.

Policial Federal Suender disse que o Portal da Transparência também não oferece dados concretos. “A gestão municipal se omitiu. Qual o motivo da omissão perante erros? Por isso que a população vem sofrendo com falta de cirurgias dentro do município”.

Para o vereador, o Hospital Alfredo Abrahão não pode ser considerado um hospital municipal. “É um local de portas fechadas que deveria fazer cirurgias, mas nem isso está acontecendo”.

“Não podemos nos acomodar falando que saúde pública, alguns não vão ter e outros sim. Eu não vou aceitar. E a gente vê uma gestão omissa. Estou falando isso há muito tempo, mas quem chegou agora é o TCM”, finalizou.