Policial Federal Suender apresenta projeto que estabelece multa para pessoas flagradas usando entorpecentes em via pública

por Marcos Vieira publicado 11/11/2025 11h54, última modificação 11/11/2025 11h54
Policial Federal Suender apresenta projeto que estabelece multa para pessoas flagradas usando entorpecentes em via pública

Vereador Policial Federal Suender, do PL (Foto: Allyne Laís)

Em discurso na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (11.nov), o vereador Policial Federal Suender (PL) defendeu projeto de sua autoria, em tramitação na Casa, que estabelece sanções administrativas aplicadas pelo Município às pessoas flagradas em áreas e logradouros públicos usando entorpecentes em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

O artigo 1º da propositura do vereador diz o seguinte: “constitui infração administrativa a pessoa que, em quaisquer áreas e logradouros públicos do Município de Anápolis, for surpreendida a consumir, adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou portar, para uso próprio, substâncias entorpecentes sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

“São sanções administrativas aplicadas às pessoas flagradas usando entorpecentes. É importante que esse projeto vá para frente porque isso é proteção do patrimônio público. Isso é política administrativa, autonomia do município, proteção dos parques e ao erário, ao ambiente público. Por isso é um projeto importante”, ressaltou Suender.

O vereador citou cidades que já possuem essa lei, como Balneário Camboriú (SC), São Carlos (SP) e Goiânia. “Anápolis precisa dar esse passo, precisa ter coragem de a gente caminhar, colocar isso em pauta, debater, andar com esse projeto”, completou.  

“Vi um relato de uma mãe que não leva sua criança ao Parque Ipiranga porque lá tem usuário consumindo entorpecente. Esse projeto nosso tem cunho social. Uma vez a pessoa multada, ela tem 30 dias para recorrer da multa ou ir para o programa antidrogas”, explicou Suender.