Poder Legislativo homenageia auxiliares de administração escolar em sessão solene

por julio — publicado 31/10/2019 15h24, última modificação 31/10/2019 15h24
Poder Legislativo homenageia auxiliares de administração escolar em sessão solene

Poder Legislativo homenageia auxiliares de administração escolar em sessão solene

 

A Câmara Municipal de Anápolis promoveu Sessão Solene para celebrar o Dia Municipal dos Auxiliares de Administração Escolar, na noite desta quarta-feira (30.out), no Plenário Teotônio Vilela. A autora da propositura foi a vereadora Professora Geli (PT), que teve o apoio irrestrito dos  demais vereadores.

A Sessão Solene começou com a saudação inicial por parte do Cerimonial da Câmara e depois houve a composição da Mesa Diretiva – formada pelos vereadores Professora Geli e Teles Júnior (PMN); Regina de Faria, presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis (SindiAnápolis); Aroldo Divino dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Anápolis e região (Sinteea); e Rosângela Nogueira Casanova Queiroz, que representou Valto Elias, presidente do Conselho Municipal de Educação.

Em seguida, os homenageados foram convidados a se posicionarem em um lugar de destaque, para, então, acontecer a execução do Hino Nacional. A interpretação da música coube à cantora e servidora da Câmara, Eliane Sardinha.

Segundo a Professora Geli, que agradeceu a Deus por ter a grata satisfação de permitir que participasse de um momento significativo como o que estava vivendo, destacou que a educação não se faz sozinha e sim com pessoas que fazem a diferença. Por isso, na visão dela, é fundamental homenagear e reconhecer o trabalho destas pessoas, visto que os auxiliares de administração escolar são aqueles que dão suporte para que o ensino funcione bem. “Não há aula se não tiver suporte que a represente”, frisou.

A autora da homenagem lembrou, na ocasião, que é a lei 3.402, datada de 20 de outubro de 2009, que institui o dia 15 de outubro, como o Dia Municipal dos auxiliares de administração escolar. Professora Geli fez questão de dizer que, para homenagear alguns servidores representando todos os outros, se uniu a sindicatos, como o Sinteea e o SindiAnápolis. Então, nada mais justo que selecionar auxiliar de secretaria, de educação, cuidadora, merendeira, vigia, intérprete, motorista, entre outros, para serem lembrados e ovacionados numa noite.

Para Teles Júnior (PMN), é muito notório o papel que essas pessoas têm feito na educação. Ele confirmou que a educação não é apenas o professor dentro da sala de aula, mas sim todos aqueles que cooperam para que a maioria da escola funcione. “Com certeza, essas pessoas merecem esse reconhecimento. O que o Poder Legislativo faz é isso: trazer o importante trabalho de bastidores, fora da sala de aula, que é o outro lado da educação, que junta e transforma a grande área que envolve o ensino. Essa é a força da Câmara pelos membros que aprovaram essa importante sessão solene”, avaliou o vereador.

Homenageados

Presente na Mesa Diretiva, Regina de Faria teve seu nome e trabalho engrandecidos. Ela citou que a escola, antes do professor e dos alunos chegarem, já está com os auxiliares presentes. Então, na ótica dela, a unidade de ensino é muito mais que docente e estudante. A presidente do SindiAnápolis salientou que se faz importante lembrar de pessoas que não aparecem, mas fazem as coisas acontecerem.

“Eu faço parte do sindicato da administração centralizada. Acho importante exatamente por isso. Estas pessoas que estão vinculadas a esse tipo de administração, fazem parte do contexto da educação. E elas são fundamentais para que haja um bom desenvolvimento da escola”, destacou Regina de Faria. Ela vê a homenagem de forma positiva, como uma forma de, ao mesmo tempo, enaltecer as pessoas e mostrar pra sociedade que elas são peças fundamentais para o bom desempenho do universo educacional.

Aroldo Divino dos Santos, que também é professor, disse que os auxiliares de administração escolar têm um dia exclusivo deles e isso é muito importante. Ele achou excelente a homenagem que valorizou o servidor, pois ele merece ser reconhecido neste dia. A partir deste momento, na sua visão, ele pode prestar um serviço melhor para a comunidade escolar.

Depois dos discursos, a Câmara Municipal conferiu o Certificado de Honra ao Mérito em comemoração ao Dia Municipal dos Auxiliares de Administração Escolar. Durante a entrega, um breve currículo dos homenageados, com apresentação de sua função, foi proferido.

Maria Luiza Fernandes Vieira foi quem discursou dos homenageados. Ela falou que é muito importante, sim, valorizar o servidor da administração. O trabalho de cada um passou a ser agradecido, acredita ela. “Tenho 37 anos de trabalho e faço tudo com muito amor. Amo o que faço e faço questão de dizer que funcionário público trabalha muito”, concluiu a pedagoga, com pós-graduação em Gestão Escolar.

Logo após sua fala, os presentes ouviram o Hino de Anápolis de pé. Uma foto oficial, com todos os homenageados segurando seus certificados, encerrou o evento.  

 

 

Relação dos homenageados

Madalena Cunha Soares

Inocência Gomes Leite De Oliveira

Edson Luiz Alves Pereira

Patrocinia Maria Abadia

Gláucia Benedita Pereira Dos Santos Resende

Lizete Miguel Da Silva

Adrielly Madureira Alves

Rosa Maria Dos Santos

Tânia Mariano

Wânio Miranda Silva

João Da Silva

Cleonice Bicudo Da Rocha Ferreira

Valdivino Manoel De Jesus

Eliseu Dos Anjos Oliveira

Aroldo Divino Dos Santos

Regina Maria De Faria Amaral Brito

Maria Luiza Fernades Vieira

 

Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação