Pastor Elias traz informações de ocupação de leitos de UTI no município

por geovana — publicado 11/05/2020 11h00, última modificação 11/05/2020 11h00
Pastor Elias traz informações de ocupação de leitos de UTI no município

Pastor Elias traz informações de ocupação de leitos de UTI no município (Foto: Geraldo Fleury)

Na sessão de segunda-feira (11.mai),vereador Pastor Elias Ferreira (PSD), , disse que buscou informações a respeito das vagas de UTI disponíveis na cidade.

O parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar da Saúde na Casa, frisou que foi em todos os hospitais púbicos e privados do município e pediu dados à Secretaria Municipal de Saúde. Pastor Elias conta que recebeu documento do gerente de saúde de urgência e emergência Marcelo Leal. “O município de Anápolis está inserida na macro região Centro Oeste. Isso inclui o Hospital de Urgências (HUANA). Anápolis atende 82 municípios. O município dispõe de135 leitos de UTI, sendo 10 leitos UTI neo natal,10 pediátricas e o restante são leitos para adultos. Destes, 54,8% estão na rede pública e 45,2% estão na rede privada”,contou.   

O vereador explicou ainda que os leitos disponíveis para atendimento do covid-19 estão no Hospital Norma Pizzari Gonçalves. “Nem todos os leitos de UTI podem atender casos de coronavírus. É preciso ter local adequado. Anápolis não está com todos os leitos ocupados  com pacientes de covid-19”, comentou.  

Ainda em seu pronunciamento, o vereador  trouxe informações publicadas no Jornal O Popular,onde afirma que o Tribunal Regional Eleitoral está atento ao uso de recursos no combate à pandemia. “O juiz Luciano Hanna aponta que as atenções da corte estão atentas a possibilidade de prefeitos abusarem de seus mandatos para se elegerem por conta da pandemia. As verbas emergenciais que estão vindo para os gastos da pandemia precisam ser empregadas com eficiência. Os vereadores, como fiscalizadores do Executivo, devem ficar atentos quanto ao uso dessas verbas”, declarou.