Pastor Elias pede que prefeito ceda áreas para que Estado construa duas escolas em Anápolis

por marcos — publicado 11/02/2020 17h49, última modificação 11/02/2020 17h49
Pastor Elias pede que prefeito ceda áreas para que Estado construa duas escolas em Anápolis

Vereador Pastor Elias, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna na sessão desta terça-feira (11.fev), o vereador Pastor Elias (PSDB) informou que foi procurado pelo coordenador regional de Educação de Anápolis, Luciano Almeida Pereira, que lhe pediu ajuda para que sejam feitas gestões junto ao prefeito Roberto Naves (PP), para a doação de áreas ao Estado para construção de duas novas escolas na cidade.

Pastor Elias relembrou que no dia 24 de abril de 2018, encaminhou um ofício ao então governador José Eliton, pedindo a ele que o Estado pudesse viabilizar o aumento de salas na Escola Estadual General Curado, no setor Munir Calixto, e também a construção de duas escolas, no Conjunto Filostro Machado e no Jardim Guanabara.

“Como o processo demora para tramitar, fiquei acompanhando. Agora, em 2019, no mandato do governador Ronaldo Caiado, recebi em mãos no meu gabinete um documento informando que a construção dessas duas escolas foi aprovada”, ressaltou o vereador.

Mas para que as duas unidades se tornem realidades, o município precisa doar os terrenos. Pastor Elias ressaltou que chegou a fazer uma indicação ao prefeito, em setembro do ano passado, pedindo a liberação de terrenos de 10 mil metros quadrados para essas futuras obras.

“Eu quero crer que não vamos perder a construção dessas escolas, pois há mais de 20 anos não se constrói uma unidade estadual em Anápolis. E o pedido eu fiz justamente no governo do meu partido, mas pela demora na tramitação, saiu o resultado já no governo do Caiado, aprovando as duas escolas”, disse o vereador.

Ele comentou que sabe que a demanda é grande, por isso é importante que o líder do prefeito, vereador Wederson Lopes (PSC), marque uma reunião para tratar do assunto com Roberto Naves, também com a presença do coordenador regional Luciano Almeida.

“Para que essas áreas sejam viabilizadas, pois trata-se de uma verba do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e tem prazo. Se não aproveitarmos, vamos perder e aí não haverá a construção dessas escolas que tanto fazem falta na nossa cidade”, explicou o vereador.

Pastor Elias contou que recebeu um vídeo de um pai do Munir Calixto pedindo ajuda para que o filho não fique sem estudar. “Ele precisa de uma vaga no 2º ano e não consegue. E se a gente observar, os bairros cresceram muito naquela região. Temos ali o Munir Calixto, Residencial Nova Aliança, Girassol, Industrial, Jardim Esperança. São muitos bairros ali e só acrescentar mais oito salas de aula não resolve o problema”, completou o vereador.

Rede de esgoto
O vereador Pastor Elias também informou na tribuna que fez Moção de Apelo, estendendo para as bancadas goianas de deputados federais e senadores o pedido de ajuda para a aprovação de projeto que vai viabilizar a rede de esgoto em bairros da região leste de Anápolis.

É preciso que a Triunfo Concebra permita que a Essencial Construtora, contratada pela Saneago, possa passar uma tubulação não destrutiva por baixo da BR-060, entre o Tesouro e Jardim Flor de Liz. Sem esse cano, não é possível ligar a rede de esgoto que foi construída em diversos bairros da região.

“Quem sabe uma hora esse cano passa e resolve essa situação, porque o povo não aguenta mais sofrer com essa obra na região leste. São cinco anos. Já pensou se depois de tudo pronto nos bairros, a decisão é que não pode fazer a tubulação por baixo da rodovia?”, observou Pastor Elias.

A Moção de Apelo que foi aprovada em plenário será encaminhada aos senadores Jorge Kajuru (Cidadania), Vanderlan Cardoso (PP) e Luiz Carlos do Carmo (MDB); e aos deputados federais João Campos (Republicanos), Major Vitor Hugo (PSL), Rubens Otoni (PT), José Mário Schreiner (DEM) e José Nelto (PODE).