Pastor Elias Ferreira é autor de Moção de Repúdio à Enel por apagões em Anápolis

por marcos — publicado 16/10/2019 17h01, última modificação 16/10/2019 17h01

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) apresentou Moção de Repúdio, aprovada em plenário, direcionada à Enel Goiás, pelos transtornos que a companhia tem causado aos anapolinos, devido à instabilidade no fornecimento de energia elétrica.

O texto foi defendido pelo vereador na sessão desta quarta-feira (16.out), em discurso no plenário. O argumento defendido por ele é de que as quedas constantes de energia queimam aparelhos eletro-eletrônicos, que como são de uso pessoal e antigos, não possuem nota fiscal, impedindo que o cidadão consiga o ressarcimento.

Pastor Elias também falou em danos morais, já que os apagões prejudicam casamentos, festas de aniversários e outros eventos. Além disso, há o prejuízo causado aos comerciantes, que perdem mercadorias que precisam se manter refrigeradas.

Essa não foi a única ação direcionada à Enel. Como vice-presidente da Comissão de Direitos do Consumidor, Pastor Elias assina ofício ao diretor da Enel, Humberto Eustáquio, pedindo celeridade na conclusão das obras da Subestação Santana.

O documento também é de responsabilidade do presidente da comissão, vereador João da Luz (PHS), e dos membros Alfredo Landim (PT), Fernando Paiva (PODE) e Paulo de Lima (PDT).

O pedido elenca quatro entraves ocasionados pela demora na conclusão da subestação: apagões constantes, impossibilidade de instalação de novas empresas, queima de aparelhos de usuários e falta de equalização do sistema elétrico de Anápolis.

Codego
Pastor Elias também falou sobre as demandas na estação de tratamento de água do Daia, que com a baixa vazão do Rio Caldas prejudicou o abastecimento nas indústrias e bairros da região sul. Segundo ele, geógrafos estão estudando o solo para abrir três poços artesianos com 100 metros de profundidade cada um.

O vereador enviou ofício ao presidente da Codego, Marcos Ferreira Cabral, colocando no papel as demandas tratadas em reunião no dia 11 de outubro. Ao todo são 13 demandas relativas ao Daia:

Regularização fundiária;
Alvará ambiental;
Conclusão das obras da estação de tratamento de esgoto;
Iluminação das vias com lâmpadas de LED;
Tapa buracos;
Estudo e projeto de logística;
Implantação de sistema de monitoramento com câmeras;
Renovação dos abrigos nas paradas de ônibus;
Melhoria na sinalização da GO-330, com implantação de placas com avisos de acender faróis;
Implantação de uma unidade de atendimento ambulatorial;
Encaminhamento de solicitação para implantação de um distrito policial;
Perfuração de poço artesiano de 500 metros;
Pavimentação asfáltica com galerias pluviais e rede de esgoto na via de acesso de empresas localizadas na BR-060.